Conteúdo Principal
Publicado em: 12/05/2023 - 13h32 Comarca: Conde Tags: Conde, Produtividade, Comarca

Vara Única da Comarca do Conde reduziu em mais de 50% do acervo processual ativo e alcança marca histórica

.
Juíza Lessandra Torres, diretora do Fórum de Conde

A juíza titular da Vara Única da Comarca do Conde, Lessanda Nara Torres Silva, e sua equipe de servidores (as), conseguiram reduzir o acervo processual em mais de 50%, no período de três anos e seis meses de trabalho. Quando assumiu a unidade judiciária, em novembro de 2019, constavam exatos 8.074 processos, sendo 5.726 no sistema do Processo Judicial eletrônico (PJe) e 2.348 feitos físicos, além das guias da execução penal. Nesta sexta-feira (12), a magistrada revelou que a unidade alcançou a marca história de 3.995 ações ativas.

Segundo a juíza, “mesmo com uma média mensal de distribuição de mais de 120 processos por mês, baixamos significativamente a quantidade de processos e chegamos a uma marca histórica para a Comarca e para nossa equipe”, comentou Lessandra Torres, que também é diretora do Fórum local.

A magistrada ainda agradeceu aos colegas que contribuíram direta ou indiretamente com o resultado expressivo na redução do número de processos em tramitação. “Também quero agradecer a atual Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, como também às gestões anteriores, que sempre nos apoiaram em nossas iniciativas”, disse a juíza.

Lessandra Torres disse, também, que sua Comarca representa um desafio desde sua instalação, em 2016. Em razão do crescimento econômico da região e do potencial turístico, o Poder Judiciário estadual instalou a unidade judiciária, desmembrando-a da Comarca de Alhandra. No entanto, desde a inauguração a unidade judiciária já possuía mais de cinco mil processos ativos, culminando na quantia de 8.074, quando a juíza assumiu a titularidade.

“A dedicação dos servidores de cartório, oficiais de justiça, comissionados e requisitados lotados na Vara Única do Conde, atribuindo o sucesso da gestão ao trabalho da equipe e do apoio do Ministério Público e Defensoria Pública local, resultou no sucesso das atividades de trabalho”, explicou a juíza.

De acordo com a gerente do Fórum do Conde, Gabriela Regina Lustosa, “tudo isso é reflexo de uma magistrada que possui o espírito nato de liderança e sensibilidade, sabendo orientar a equipe e designar as tarefas, conforme a habilidade de cada um”. A servidora acrescenta, dizendo: “a diretora do Fórum sabe entender as dificuldades de todos, ajustando tudo da melhor forma, combinado com o empenho e dedicação de todos os servidores desta unidade”.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611