Alimentação ideal para a criança esportista
Além de prazer e diversão, a prática de esportes durante a infância é fundamental para o desenvolvimento da criançada. Mas para garantir energia é preciso manter uma alimentação equilibrada.
O cardápio do miniatleta
Nas refeições, a criança deve consumir legumes, verduras, frutas e grãos integrais. E, para manter o pique, é preciso consumir carboidratos, encontrados nos pães, na batata, no arroz, no macarrão e nos cereais matinais. Já os refrigerantes, as frituras e os doces precisam ser controlados, pois são alimentos ricos em açúcares e gorduras.
Lanchinhos nutritivos
O pequeno não deve ficar sem comer por um período superior a uma hora após a prática de exercícios,pois quanto antes se alimentar, melhor será a recuperação dos músculos. Para evitar o ataque às guloseimas supercalóricas, ofereça lanchinhos saborosos e nutritivos:
- cereal com iogurte + frutas picadas
- vitamina com iogurte ou leite e fruta
- banana com aveia
- pão com geleia
- misto-quente e suco de fruta
- pão de queijo e iogurte
Hidratação caprichada
Estimule o consumo de líquidos ao longo do dia. O ideal é tomar pequenas doses durante todo o período em que a criança estiver acordada e, principalmente, um pouco antes e depois dos exercícios físicos. Para que a criança não enjoe, ofereça, além da água, suco de frutas como laranja, limão e abacaxi, além de água de coco.