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Alimentação ideal para a criança esportista

Além de prazer e diversão, a prática de esportes durante a infância é fundamental para o desenvolvimento da criançada. Mas para garantir energia é preciso manter uma alimentação equilibrada.

O cardápio do miniatleta
Nas refeições, a criança deve consumir legumes, verduras, frutas e grãos integrais. E, para manter o pique, é preciso consumir carboidratos, encontrados nos pães, na batata, no arroz, no macarrão e nos cereais matinais. Já os refrigerantes, as frituras e os doces precisam ser controlados, pois são alimentos ricos em açúcares e gorduras.

Lanchinhos nutritivos
O pequeno não deve ficar sem comer por um período superior a uma hora após a prática de exercícios,pois quanto antes se alimentar, melhor será a recuperação dos músculos. Para evitar o ataque às guloseimas supercalóricas, ofereça lanchinhos saborosos e nutritivos:

  • cereal com iogurte + frutas picadas
  • vitamina com iogurte ou leite e fruta
  • banana com aveia
  • pão com geleia
  • misto-quente e suco de fruta
  • pão de queijo e iogurte

Hidratação caprichada
Estimule o consumo de líquidos ao longo do dia. O ideal é tomar pequenas doses durante todo o período em que a criança estiver acordada e, principalmente, um pouco antes e depois dos exercícios físicos. Para que a criança não enjoe, ofereça, além da água, suco de frutas como laranja, limão e abacaxi, além de água de coco.