Vara da Infância e Juventude de CG debate atos infracionais com instituições de Segurança Pública
Dentro do cronograma das ações voltadas à proteção dos direitos das crianças e adolescentes, empreendidas no final de 2024, a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande, que tem como titular o juiz Perilo Lucena, reuniu instituições que atuam na área da Segurança Pública. O objetivo do encontro foi analisar os atos infracionais e a atuação das forças de segurança executadas no ano passado.
Segundo explicou o magistrado Perilo Lucena, durante o encontro, o Coronel Júnior, da Polícia Militar de Campina Grande apresentou análises estatísticas para demonstrar que, nos dois Batalhões da PM em Campina, o número de homicídios foi o menor de todo o Estado. “Já a Polícia Civil compartilhou a informação que pelo terceiro ano consecutivo, alcançou índices próximos a 100% de elucidação dos crimes de homicídio”, informou o juiz Perilo Lucena.
O encontro também teve como objetivo planejar estratégias de paz social e resolução de conflitos para este ano de 2025. Os participantes discutiram, ainda, temas sensíveis, como: o feminicídio e a violência doméstica, ficando acordado que na próxima reunião estarão presentes os juízes e promotores que atuam nessas duas áreas.
“Ao final, foram pactuadas ações junto à Secretaria de Segurança Pública e à Administração Penitenciária, no sentido de fortalecer as equipes de apoio, com foco em pessoal, logística e equipamentos, bem como intensificar ações de prevenção, promoção de direitos e repressão da criminalidade em nossa região”, concluiu o titular da Vara da Infância e Juventude de Campina.
Por Rayane Sá (estagiária)