Digep promoverá workshop voltada à construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo
A Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio Gerência de Qualidade de Vida, executará mais uma iniciativa voltada à qualidade de vida dos magistrados (as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual paraibano. Trata-se da promoção da ação educacional intitulada 'Saúde Mental no Trabalho: Construindo um Ambiente Saudável e Produtivo'.
A ação será desenvolvida em parceria com a Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB). As inscrições começam no dia 07 de agosto e se estenderão até 27 de novembro - já que as oficinas acontecerão mensalmente, de agosto a novembro.
De acordo com Einstein Roosevelt, diretor de Gestão de Pessoa, a proposta reforça o alinhamento da ação educacional com o Projeto “Gestão em Movimento”, que objetiva aproximar a gestão das realidades vividas nas unidades judiciárias, implementando soluções eficientes e adaptadas às necessidades locais.
Adicionalmente, a iniciativa atende às diretrizes da Resolução CNJ nº 207/2015, ao contribuir para a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, com ações que promovem o cuidado emocional dos colaboradores.
O projeto atinente à ação, formatado pela Gerência de Qualidade de Vida, destaca que a parceria entre a Diretoria de Gestão de Pessoas e a Esma-PB é de fundamental importância para o sucesso da iniciativa, pois alia a missão educacional da Escola à visão estratégica da Diretoria acerca das demandas reais dos servidores.
Destaca, também, que a colaboração fortalece o compromisso institucional com a formação contínua e integrada, promovendo um ambiente organizacional mais saudável e produtivo por meio da disseminação de conteúdos que impactam diretamente no bem-estar emocional dos magistrados e servidores.
Formato - A proposta está estruturada em formato de workshop, com quatro encontros, totalizando uma carga horária de 8 horas, sendo destinada aos magistrados e servidores do Tribunal. A proposta contempla a realização de 6 turmas, abrangendo as circunscrições de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, Sousa e Patos, permitindo maior alcance e promovendo um impacto direto junto às diversas regiões do Estado.
Oficinas - Os encontros serão realizados mensalmente (agosto a novembro), com abordagem dinâmica e prática em temas como: a identificação de fatores estressores, as relações interpessoais no trabalho, a adoção de estratégias de autocuidado e hábitos saudáveis, alinhados às necessidades do Tribunal.
Por meio desta ação, espera-se proporcionar aos participantes um espaço para reflexões e aprendizado prático sobre saúde mental, fortalecendo o ambiente organizacional, o engajamento dos servidores e a produtividade institucional. Ademais, a realização conjunta pela Esma-PB e a Diretoria de Gestão de Pessoas simboliza o compromisso interinstitucional em promover ações efetivas baseadas em valores como humanização, eficiência e valorização do ser humano.
Por Valter Nogueira com informação da Digep




