Conteúdo Principal
Publicado em: 06/10/2021 - 15h44 Tags: Infância e Juventude, curso, Adoção, ESMA

1ª Vara da Infância e Juventude de JP e Esma devem definir data para terceiro Curso de Adoção de 2021

O terceiro Curso de Preparação Psicossocial, Pedagógica e Jurídica para Adoção de 2021 deve acontecer até o final deste. As datas da capacitação na modalidade EaD só serão definidas após uma reunião envolvendo o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa (unidade responsável pelo conteúdo do curso), Adhailton Lacet Correia Porto, e o diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Ricardo Vital de Almeida, já que é a Escola que disponibiliza a plataforma digital para o treinamento.

“Há expectativa de que seja realizado um novo curso ainda este ano”, informou o analista judiciário e psicólogo do Tribunal de Justiça da Paraíba e que atua na 1ª Vara da Infância, Thomaz Mota. Ele informou que os dois primeiros cursos foram realizados durante os meses de janeiro, fevereiro, maio e junho deste ano. Para se inscrever, é necessário que os interessados já tenham ingressado com a ação de habilitação para adoção.

Um dos pontos abordados, durante o Curso, é a questão das adoções necessárias, isto é, de trabalhar com os requerentes a importância de assegurar às crianças e adolescentes que, efetivamente, aguardam por adoção, no Brasil inteiro. “Esse é um ponto no qual temos obtido bastante sucesso, uma vez que, após a participação no curso, é comum que os requerentes manifestem vontade de alterar o perfil desejado para o futuro adotando”, revelou Thomaz Mota. Em todas essas etapas, assistentes sociais, pedagogas e psicólogas trabalham visando, também, preparar os requerentes para a adoção.

Quer em sua modalidade presencial, realizada até 2019, quer na modalidade EaD, adotada como medida de contenção ao contágio da Covid-19, o Curso aborda questões relevantes, como aspectos jurídicos, pedagógicos, psicológicos e sociais importantes para adoção, bem como busca preparar os requerentes para reconhecer alguns momentos típicos da adoção que, se ignorados, poderiam diminuir as chances de sucesso das vinculações.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611