Conteúdo Principal
Publicado em: 18/05/2021 - 17h28 Comarca: João Pessoa Tags: ESMA, Servidores, Curso ‘BNMP 2.0

80 servidores participaram do Curso ‘BNMP 2.0’ promovido pela Esma

Na última sexta-feira, dia 14 de maio, foram encerradas as aulas do Curso ‘BNMP 2.0 – Banco Nacional de Monitoramento de Prisões’. Na oportunidade, foram resolvidos casos práticos propostos nas avaliações de aprendizagem e debatidas as dúvidas apresentadas pelos alunos. A formação contou com a participação de 80 servidores do Poder Judiciário estadual e teve início no último dia 3. O curso foi realizado através do ambiente virtual da Escola Superior de Magistratura da Paraíba (Esma), por meio da plataforma Moodle. 

O objetivo do curso foi capacitar o público-alvo para utilizar com eficiência as funcionalidades e instrumentos do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões. A capacitação teve carga horária de 10 horas/aula, e o curso constou em três módulos: ambientação; prisão e internação provisória; e solturas e execução de Penas.

As aulas ocorreram de forma síncrona, ou seja, na educação a distância. Isso significa que o professor e o aluno interagem, ao mesmo tempo, em um espaço virtual; e também aulas assíncronas. O curso foi mediado pelas tutoras Carolina Correia de Melo Sabino e Monyque de Aguiar Coutinho, ambas servidoras do Tribunal de Justiça da Paraíba. 

“Trata-se de um sistema importante para quem desenvolve as atividades no âmbito criminal e de família, e sem dúvidas, o conhecimento oferecido só tende a garantir maior qualidade e segurança aos trabalhos desempenhados pelos servidores”, ressaltou a professora Monyque Coutinho.

O coordenador Acadêmico de Ensino à Distância da Esma, juiz Fabrício Meira Macedo, afirmou que o Curso foi muito positivo, haja vista que disponibilizou a todos os participantes os conhecimentos necessários à operacionalização do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, de modo a garantir a eficiência da prestação jurisdicional. “Os trabalhos foram desenvolvidos com o escopo de se garantir a construção do conhecimento de uma forma bastante prazerosa, o que resultou numa excelente avaliação do curso, por parte dos seus participantes”, disse o magistrado.

A Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma informou que, por conta das mais de 300 inscrições, a Escola vai disponibilizar novas turmas do Curso ‘BNMP 2.0, para os servidores não contemplados neste primeiro momento.

Por Marcus Vinícius/Gecom/TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611