Conteúdo Principal
Publicado em: 13/12/2024 - 11h15 Atualizado em: 16/12/2024 - 09h24 Tags: Acesso Seguro, Piancó, Conceição, Itaporanga, Soledade

Acesso Seguro: Piancó, Conceição, Itaporanga e Soledade recebem inspeções técnicas 

Treinamento específico voltado à segurança
Treinamento específico voltado à segurança

As Comarcas de Piancó, Conceição, Itaporanga e Soledade receberam, esta semana, uma equipe da coordenação do Projeto Acesso Seguro, para a realização de inspeções técnicas. As visitas consistem em levar aperfeiçoamento aos servidores e servidoras desses locais para a utilização dos equipamentos e ações empreendidas nas unidades judiciárias espalhadas pelo Estado, que utilizam o sistema ‘Visit’.

Nas ações constam treinamentos específicos voltados à segurança de servidores(as), magistrados(as) e usuários(as) dos fóruns e prédios administrativos do Poder Judiciário estadual. O coordenador do Projeto Acesso Seguro, Jardel Rufino Sá, comandou as inspeções técnicas, juntamente com o tenente-coronel da PM Josélio César de Oliveira.

“A realização das inspeções técnicas na área de segurança é de suma importância, pois, vistoriamos as Unidades do Judiciário Paraibano com o objetivo de identificar pontos de vulnerabilidades, reconhecer e avaliar possíveis riscos existentes, e consequentemente, opinar por mudanças implementando medidas de controles corretivas e preventivas necessárias, a fim de evitar danos a todos que frequentam essas unidades, bem como, preservação do patrimônio, tornando os ambientes mais seguros com o uso adequado do Projeto Acesso Seguro e das demais ferramentas e acessórios utilizados para segurança de todos”, elencou o coronel Josélio de Oliveira.

Coordenador do Projeto Acesso Seguro participou da inspeção
Coordenador do Projeto Acesso Seguro participou da inspeção

José Edmilson Vieira da Silva, gerente do Fórum de Conceição, evidenciou o papel crucial que essas inspeções têm para a garantia da segurança e da eficiência operacional. “Essa iniciativa fortalece a capacidade da equipe em lidar com situações de risco e promover um ambiente seguro para servidores, magistrados, advogados e cidadãos que frequentam esta Comarca”, comentou.

O gerente do Fórum de Itaporanga, Benício César Lopes Paulino, reforçou a questão da promoção da segurança com as inspeções. “Essa visita foi muito proveitosa. Havia alguns pontos, aqui, que tínhamos algumas dúvidas e ficou tudo esclarecido. Essa inspeção deixou nossos vigilantes e policiais mais seguros no desempenho das suas funções, garantindo uma melhor segurança a todos”, enfatizou.

O servidor da secretaria da Comarca de Soledade, Wesly Souza, ressaltou a tranquilidade e segurança que o trabalho proporciona a todos. “As inspeções realizadas pela equipe do Acesso Seguro nas Comarcas, demonstram a eficácia dos equipamentos de proteção junto às Unidades Judiciárias, promovendo a segurança dos magistrados, promotores, serventuários da justiça e população. Com isso, proporcionam aos mesmos, os sentimentos de tranquilidade e confiança nos serviços e atendimentos desempenhados junto às Varas”, colocou.

Importância da inspeção técnica:

  • Identificação de vulnerabilidades: Inspeções técnicas realizadas pela equipe Acesso Seguro identificam possíveis pontos fracos na estrutura física e nos procedimentos de segurança do Tribunal.
  • Manutenção preventiva: Garantem que equipamentos e sistemas de segurança estejam em perfeito funcionamento, evitando falhas que possam comprometer a proteção do local.
  • Adequação às normas de segurança: As inspeções asseguram que o tribunal está em conformidade com as legislações e normas vigentes de segurança institucional.
  • Recomendações de melhoria: A partir das análises, são propostas melhorias e atualizações necessárias para aprimorar a segurança do ambiente.

Por Nice Almeida

 

-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711