Conteúdo Principal
Publicado em: 27/10/2021 - 15h19 Tags: Coordenadoria da Mulher, Especialização, Diversidade, ESMA

Aulas da especialização em Violência de Gênero e Diversidade Humana ocorrem até 2022

Magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual estão participando do Curso de Especialização (pós-graduação Lato Sensu) em Violência de Gênero e Diversidade Humana. As aulas da formação, que ocorrerão até o final do segundo semestre de 2022, estão sendo ministradas na modalidade remota/híbrida, no ambiente virtual da Escola Superior da Magistratura (Esma), pela plataforma Zoom ou Google Meet.

A especialização teve início neste mês de outubro e conforme o cronograma, as aulas são realizadas de segunda a quinta-feira, das 19h às 21h, alternando encontros síncronos e assíncronos de acordo com o planejamento de cada docente.

Para a coordenadora Acadêmica de Formação Inicial e Continuada de Servidores da Esma, juíza Graziela Queiroga Gadelha de Sousa, o aperfeiçoamento dos magistrados e servidores é essencial para uma prestação jurisdicional eficiente. “Penso que o olhar de gênero e o respeito à diversidade humana é um divisor de águas para nossa atuação, seja na condução dos processos, seja no atendimento aos nossos jurisdicionados.”, disse a juíza Graziela Queiroga.

A especialização é composta de 12 módulos: ambientação; diversidade, gênero e Direitos Humanos; gênero e interseccionalidades; violência de gênero e legislação; metodologia de pesquisa científica e de projeto de intervenção social; violência contra o público infantojuvenil numa perspectiva de gênero; Feminicídio e Tribunal do Júri; gênero, Direito e sistema de Justiça; violência de gênero, políticas públicas e enfrentamento; docência do ensino superior; seminário temático; e trabalho de conclusão de curso.

O curso terá duração máxima de 14 meses, com carga horária total de 360 horas/aula, sendo estabelecido o prazo posterior de até 60 dias para entrega do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, junto à Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, de acordo com as orientações repassadas ao longo do curso.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611