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Publicado em: 02/03/2021 - 09h38 Atualizado em: 08/03/2021 - 09h27 Comarca: Pedras de Fogo Tags: Balcão Virtual, Comarca de Pedras de Fogo

‘Balcão Virtual’ passa a funcionar na Comarca de Pedras de Fogo

A partir desta terça-feira (2), o “Balcão Virtual” de atendimento aos jurisdicionados e advogados passa a funcionar na Comarca de Pedras de Fogo. A iniciativa tem como base o Ato da Presidência 12/2021, que suspendeu atos presenciais ordinários nas comarcas com bandeira vermelha e laranja, atendendo a medidas restritivas de disseminação da Covid-19. A iniciativa também está em harmonia com a Resolução 372/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Juíza Higyna Josita

Segundo a juíza titular da Comarca, Higyna Josita, o “Balcão Virtual” funciona, na prática, a partir da abertura de um ambiente digital, no horário de expediente, pela plataforma Google Meets. “A partir de um link disponibilizado pelo aplicativo Instagram da Comarca (@comarcadepedrasdefogo) e pelo Whatsapp (83)-99142-2951, os interessados terão acesso a uma sala virtual, onde poderão falar com o servidor plantonista do dia, que estará a postos para orientar e tirar dúvidas dos jurisdicionados e advogados”, explicou a magistrada. 

O horário de expediente vai das 7h às 13h. “O melhor é que a pessoa interessada no atendimento poderá fazer isso de qualquer lugar onde estiver, através da internet, usando até mesmo o celular que dispõe”, acrescentou Higyna Josita.

Paralelamente, a unidade judiciária mantém o atendimento por Whatsapp, com uma inovação. “O servidor plantonista do dia acessará, remotamente, o aplicativo oficial da Comarca e, em tempo real, responderá ao solicitante, mesmo estando em regime de teletrabalho, em sua residência”, disse a juíza. Isso, conforme a magistrada, será possível por meio de uma técnica de sincronização do Whatsapp Web, onde o servidor que estiver presencialmente no Fórum concede acesso via QRCode ao servidor plantonista do dia, que estará em atendimento remoto da residência.

Higyna Josita ressaltou que a prestação jurisdicional é um serviço essencial à população e que não pode parar devido a pandemia. “Este momento nos ensinou que o fenômeno da transformação digital é uma arma que deve ser usada sem moderação para entrega da prestação jurisdicional a quem precisa do nosso serviço”, pontuou. 

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

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