Conteúdo Principal
Publicado em: 17/02/2022 - 09h48 Tags: Infância e Juventude, SNA, Adoção, Ceja

Ceja e Coinju realizam webinário sobre Sistema Nacional de Adoção nesta quinta-feira

Será realizado nesta quinta-feira (17), das 14h às 16h, webinário sobre ‘SNA: Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento’, por meio do qual juízes e servidores que atuam nas Varas da Infância e da Juventude do Estado poderão tirar dúvidas sobre a plataforma. O evento é promovido por meio de parceria entre a Comissão Estadual de Adoção (Ceja) da Corregedoria-Geral de Justiça e a Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinju) do TJPB.

“Na oportunidade, serão dirimidas as dúvidas a respeito do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, como ainda os caminhos de sua alimentação e movimentação”, adiantou o coordenador estadual da Infância de Juventude do TJPB, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira.

O juiz-corregedor Fábio Araújo esclareceu que o SNA é uma plataforma que congrega os interessados em adotar. “Como sistema de dados que é, precisa ser atualizado e refletir a realidade sobre condições dos pretendentes à adoção e dos adotandos. Portanto, é essencial a correta alimentação do sistema e sua constante atualização. Nesse evento, alertaremos para essa necessidade e para outros pontos importantes relativos ao tema”, afirmou.

De acordo com a secretária administrativa da Ceja, Ana Cananéa, o SNA está em funcionamento desde 2019. No entanto, ainda há muitas dúvidas no manuseio do cadastro por partes das comarcas. “A atualização do cadastro é necessária para que possamos saber, com segurança, o número de acolhidos; número de pretendentes à adoção; quantas adoções e habilitações foram realizadas ou estão em andamento, entre outras. O SNA nos dá o perfil sobre a situação de adoção e acolhimento em nosso Estado”, explicou.

A abertura do webinário será feita pelo corregedor-geral de Justiça e presidente da Ceja, desembargador Fred Coutinho, pelo juiz-corregedor Fábio Araújo, pelo coordenador da Infância e Juventude, desembargador Romero Marcelo, e pelo juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital e colaborador da Coinju, Adhailton Lacet.

Haverá espaço para a apresentação das dúvidas, que serão esclarecidas, também, pelos servidores do Núcleo de Apoio da Equipe Multidisciplinar (Napem), Thomaz Rocha e Fernanda Sattva, que possuem experiência com o manuseio do sistema.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611