Cejusc de Alhandra realizou 80 audiências e obteve índice conciliatório de 55% em dois meses
Desde que foi instalado, há dois meses, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Alhandra já realizou 80 audiências e tem mais de 50 processos com agendamento marcado. De acordo com o painel de conciliação, a Comarca está com indicador acima de 55%, segundo levantamento feito pela unidade judiciária.
O Cejusc tem a finalidade de fornecer às partes a conciliação e mediação como meios de pacificação e resolução de litígios, fomentando a realização de acordos, pondo fim a processos judiciais de forma eficaz e consensual, além de proporcionar serviços de atendimento e orientação ao cidadão.
Segundo a juíza titular da Comarca e diretora do Fórum, Daniere Ferreira de Souza, quando as partes chegam à unidade judiciária com as demandas, imediatamente é feita a tomada de termo, e juntada toda a documentação apresentada. Na sequência, é gerado o processo no PJe e encaminhado para o Cejusc, mediante o ato ordinatório designando a audiência de conciliação respectiva.
No caso de acordo, o processo segue para a homologação judicial no próprio perfil do Centro, em não sendo possível a autocomposição, o feito segue para a Vara Única para a tramitação pertinente, como observou a magistrada.
“As pessoas estão se acostumando cada vez mais com a possibilidade da resolução pacífica de seus conflitos por meio da atuação do Centro de Conciliação. Tudo isso é reflexo de nosso compromisso em prestar um serviço público célere, de qualidade e, acima de tudo, objetivando atingir as devidas metas com foco, planejamento e progresso”, ressaltou a juíza Daniere Ferreira.
O Cejusc da Comarca de Alhandra funciona com quatro servidores devidamente treinados para intermediar a conciliação. São eles: Gilmara Evanys Santos da Silva, Rafael Canto Veloso da Silveira, Matheus Fernandes Pereira Soares e Joyce Yanna Muniz de Albuquerque.
Por Lila Santos