CNJ publica matéria do TJPB sobre projeto a ser realizado em 2019 na Comarca de Princesa Isabel
O portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou, nesta segunda-feira (3), matéria do Tribunal de Justiça da Paraíba sobre iniciativa a ser implantada na Comarca de Princesa Isabel, a partir de fevereiro de 2019. Trata-se do projeto “Uma nova chance”, que cria grupos de apoio para reflexão e diálogo com homens autores de violência doméstica, segundo informações do juiz Pedro Davi Alves de Vasconcelos, da 1ª Vara da referida Comarca.
A ação contará com apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o Instituto Federal da Paraíba (Campus Princesa Isabel) e das Polícias Militar e Civil do Estado. “O objetivo é desconstruir o aprendizado de dominação e poder sobre a mulher”, explicou o juiz Pedro Davi.
De acordo com magistrado, os programas são reconhecidos como um dos meios mais eficazes para prevenir e combater a violência doméstica, bem como para reduzir sua reincidência.
“É uma prática já adotada em alguns estados e países com resultados satisfatórios. Em Taboão da Serra, nos anos de 2014, 2015 e 2016, observou-se uma queda da reincidência de 65% para 2%”, observou Pedro Davi, que se inspirou no projeto Tempo de Despertar, desenvolvido pelo Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Ministério Público de Taboão da Serra (SP).
A matéria, produzida pela Diretoria de Comunicação do Tribunal, foi postada no site do TJPB (tjpb.jus.br) na última quarta-feira, 28 de novembro.
Para ler a matéria na íntegra, no portal do CNJ, clique na palavra projeto.




