Comarca de Patos comemora número de processos de adoções transparentes em 2023
A 7ª Vara Mista da Comarca de Patos, que é competente para julgar os processos da Infância e Juventude, só tem a comemorar pelos resultados obtidos em 2023. A unidade, responsável por conduzir processos de adoção, celebra um ano de sucesso marcado pela concretização de novas famílias e pelo cuidado dedicado a cada criança que encontra o seu lar adotivo. Em 2023, foram realizadas 18 adoções, demonstrando, assim, a busca constante pela agilidade e transparência nos processos de adoção na Comarca.
A diretora do Fórum de Patos e coordenadora do Núcleo de Apoio da Equipe Multidisciplinar (Napem), juíza titular da 7ª Vara Mista, Joscileide Ferreira de Lira, salientou o empenho e comprometimento da equipe ao longo de todo o ano para alcançar esses resultados. “Nós trabalhamos juntos, desde a análise de perfis até a conclusão dos trâmites legais, garantindo às crianças, que encontrem lares amorosos de maneira eficiente, proporcionando-lhes uma nova chance para um futuro promissor” destacou.
Ela também informou que um dos pontos fortes do trabalho da Vara da Infância e Juventude em 2023 foi a aproximação com os pretendentes à adoção. “A equipe multidisciplinar (Napem) tem promovido encontros e orientações, criando um ambiente acolhedor para as famílias interessadas em adotar, o que contribui para um processo mais humano, no qual as crianças são colocadas em lares onde são genuinamente desejadas”, realçou.
A juíza Joscileide Ferreira afirmou que o sucesso nos processos de adoção é atribuído ao compromisso da Vara da Infância e Juventude com a Promotora da Infância e Juventude, Larissa França de Campos, a Defensora Pública, Felisbela Martins de Oliveira, como também a equipe do Napem (3ª Circunscrição), que atuando em conjunto sempre visa o bem-estar das crianças e adolescentes.
“O cuidado em garantir que cada adoção seja benéfica para o desenvolvimento físico e emocional das crianças é evidente em cada etapa do processo. A equipe trabalha em estreita colaboração com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e demais profissionais da rede de proteção para assegurar que os interesses das crianças sejam sempre prioridades”, ressaltou.
Ela ainda disse, que além do trabalho interno, a Vara da Infância e Juventude de Patos tem buscado fortalecer laços junto à comunidade, com a criação de campanhas, que buscam conscientizar sobre a adoção responsável. “Nós também firmamos parcerias com organizações locais, o que contribui para criar uma cultura de apoio à adoção na região, reduzindo estigmas e promovendo a compreensão sobre a importância desse ato de amor”, esclareceu.
A magistrada Joscileide Ferreira expressou que os resultados positivos alcançados ao longo do ano, demonstram não apenas a eficiência operacional da Vara da Infância e Juventude, mas também o impacto positivo na vida de inúmeras crianças.
“Nós seguimos com uma perspectiva otimista para o futuro. A equipe reafirma seu compromisso em continuar promovendo processos de adoção éticos, transparentes e centrados no melhor interesse das crianças. Então, seguiremos sendo um catalisador de esperança e transformação na vida dos que mais precisam”, reforçou a juíza titular da 7ª Vara Mista da Comarca de Patos, Joscileide Ferreira.
Por Jessica Farias (estagiária)