Comissão de Sustentabilidade do TJPB implanta coleta seletiva de lixo no Fórum de Cabedelo
O juiz Josivaldo Félix, coordenador do programa, destacou que a coleta dos resíduos deve ocorrer quinzenalmente, por meio da convênio firmado com a cooperativa de catadores. “Todo material, reciclável ou não, será recolhido e dado o fim necessário. Entretanto, o produto será revertido para entidades que trabalham nesse sentido”, afirmou.
Já o diretor do Fórum de Cabedelo, juiz João Machado, afirmou ter tido o prazer de receber a equipe responsável pela nova fase que o Tribunal vem implantando. “É muito importante. Nós estamos tentando economizar também na energia, água e material de expediente. Hoje todos temos que pensar no meio ambiente. Através dessas ações, o intuito é conseguir preservá-lo”, pontuou.
Para ele, a reação dos servidores foi muito positiva quanto a implementação da coleta seletiva. “Foi uma surpresa. Muitos deram sugestões que melhorassem essa prática, como coletar, também, lixo eletrônico a exemplo de baterias, pilhas e celulares, que são produtos tóxicos. Estou satisfeito com o evento de hoje”.
Participaram, também, do evento o juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Carlos Eduardo leite Lisboa, representando a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, bem como os membros da Comissão Permanente de Planejamento Ambiental e Sustentabilidade do Tribunal, Virgínia Carla Queiroga e Juliana Coutinho.
Seguindo o cronograma, a Coleta Seletiva será implantada, também, nas comarcas de Santa Rita (26.04); Soledade (09.04); Taperoá (10.04); Sousa (24.04); Cajazeiras (25.04); Campina Grande (09.05); Bonito de Santa Fé (27.05); Conceição (28.05); Pombal (29.05) e Patos (30.05).
Expansão - As comarcas de Bayeux, Rio Tinto, Itabaiana e Cajazeiras foram uma das já beneficiadas pelo programa. Para Josivaldo Félix, a meta é expandir o programa para as demais localidades do estado, tendo em vista o caráter permanente do “Sustentabilidade – A justiça abraça essa ideia”.
Karina Negreiros (estagiária)




