Conteúdo Principal
Publicado em: 15/04/2025 - 17h00 Atualizado em: 15/04/2025 - 18h59 Tags: Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina

Comitê de Participação Feminina avança na presença profissional das mulheres no Judiciário

Integrantes do Comitê de Participação Feminina
Integrantes do Comitê de Participação Feminina

O Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina do Tribunal de Justiça da Paraíba realizou uma reunião na tarde dessa segunda-feira (14). O encontro de trabalho teve a participação do presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, e aconteceu no gabinete da presidente do Comitê, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão. 

Um dos pontos da pauta foi a publicação de uma cartilha de reconhecimento profissional da mulher no Judiciário paraibano, que será levada à Presidência do TJPB. “Como gestor, temos sempre que preservar o espaço da mulher, que tem conquistado, cada dia mais, os seus direitos”, disse Fred Coutinho.

Presidente Fred Coutinho esteve presente na reunião
Presidente Fred Coutinho esteve presente na reunião

Por sua vez, Fátima Maranhão adiantou que “o Comitê está estudando a viabilização de uma cartilha institucional, cujo objetivo é dialogar com o presidente do Tribunal, para que as mulheres tenham maior participação efetiva em todos os setores do Judiciário do nosso Estado”. Ainda durante a reunião, foi feita uma minuta do Regimento Interno do Comitê, que envolve sua estrutura, competência e funcionamento, como um cronograma de ações prioritárias do Comitê.

“Também vamos aderir ao Selo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), para o protocolo de julgamento com perspectiva de gênero. Não menos importante, é a conclusão da pesquisa sobre a presença feminina no Poder Judiciário estadual”, adiantou Fátima Maranhão.

A juíza de Direito e integrante do Comitê, Isa Mônia Vanessa de Freitas Paiva, informou que a equipe também está traçando projetos envolvendo uma maior  participação da mulher dentro dos cargos de confiança, de chefia e atualização desses dados na esfera do TJPB. “São dados que precisam ser renovados. Temos que implementar recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina o percentual de mulher em cada nível de estrutura”, comentou a magistrada.

Já a também juíza e membro do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina do TJPB, Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, disse que  o trabalho central está voltado à participação das mulheres em cargos de chefia e assessoramento. “Existem normas do Conselho Nacional de Justiça que disciplinam isso e a ideia é acompanhar esses números e desenvolver algumas ações que constam do Plano de Ação. A desembargadora-presidente do Comitê vai direcionar melhor como será desenvolvido esse trabalho e determinar as pautas no decorrer do biênio”, destacou. 

Comitê – Compõem o Comitê desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão (presidente); juízas Lessandra Nara Torres Silva, Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, Isabella Joseane Assunção, Audrey Kramy Araruna Gonçalves;, Aylzia Fabiana Borges Carrilho, Isa Mônia Vanessa de Freitas Paiva, Carmen Helen Agra de Brito; e as servidoras Anna Carolina Aires Tenorio Machtoub, Virgínia Carla Queiroga Urtiga Pereira e Sara Neves Guerra Andriola.

Por Fernando Patriota

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711