Conteúdo Principal
Publicado em: 22/03/2021 - 15h17 Atualizado em: 22/03/2021 - 15h19 Comarca: Campina Grande Tags: Infância e Juventude, Curso on-line, Preparatório de Adoção, Campina Grande

Curso Preparatório de Adoção de CG, por meio on-line, tem início com 23 pretendentes

A Vara da Infância e Juventude de Campina Grande deu início, nesta segunda-feira (22), ao Curso Preparatório de Postulantes à Adoção, por meio virtual, com a utilização da Plataforma Zoom. A capacitação, que envolve 23 pretendentes da Comarca e circunscrição (Monteiro), terá continuidade nos dias 24 e 30 de março. O curso é etapa obrigatória para as pessoas que pretendem adotar.

O magistrado Hugo Gomes Zaher (auxiliar da Infância e Juventude de Campina Grande), ministrou palestra, nesse primeiro dia, enfatizando os passos necessários para a realização da adoção legal. “O curso é realizado por videoconferência e possibilita que mesmo diante do isolamento social as famílias que estão se habilitando para adoção sejam capacitadas nos aspectos jurídicos, sociais e psicológicos que envolvem o processo de adoção”, observou.

A psicóloga Lavínia Magda Vasconcelos (equipe Psicossocial Cível da Infância e Juventude da Comarca) explicou que na formação são discutidas diversas temáticas concernentes ao processo de adoção, de forma a auxiliar no preparo ao enfrentamento das etapas e emoções inerentes. Ela enfatizou, igualmente, que a realização integralmente on-line é uma adaptação ao momento pandêmico, a exemplo do curso anterior (segundo semestre de 2020), simbolizando um exemplo dos novos contornos e conduções da justiça para seguir prestando seus serviços mesmo nesse momento. 

“Nesse primeiro dia damos destaque às falas jurídicas, as quais permitiram melhor compreensão sobre as etapas e questões legais inerentes ao processo, além das vicissitudes da subjetividade que premiam a esfera jurídica”, falou Lavínia Vasconcelos, destacando, também, a participação do grupo de apoio à Adoção “Laços de Afeto”, que se mostra como espaço de suporte de conhecimentos técnico e emocional para aqueles que, como eles, desejam a vivência da maternidade e/ou paternidade pela via da adoção.

O Curso Preparatório de Postulantes à Adoção é organizado pela equipe Psicossocial Cível (Francisca Cruz, Kesia Braga, Lavínia Vasconcelos, Mayra Robeiro, Monique Moura e Viviane Rodrigues) e os magistrados da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, Perilo Rodrigues e Hugo Zaher. 

Para mais informações o público pode fazer contato através do email equipe.campinagrande@tjpb.jus.br.

Para acessar a programação, basta clicar na palavra adoção.

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

Arquivos Anexos: 

Os arquivos disponibilizados acima estão nos seguintes formatos: .pdf. Para saber mais sobre como visualizá-los, clique aqui.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611