Conteúdo Principal
Publicado em: 20/03/2023 - 16h59 Atualizado em: 20/03/2023 - 18h34 Tags: Parceria, TJPB, Defensoria, Uniesp

Diretor do Fórum Cível da Capital discute parcerias com Defensoria Pública e UNIESP

-
Reunião aconteceu no Fórum Cível da Capital

O diretor do Fórum Cível da Capital, juiz Herbert Lisboa, realizou uma reunião na manhã desta segunda-feira (20) com a Defensoria Pública do Estado e com o UNIESP para discutir parcerias. O magistrado explicou que o diálogo com as duas instituições objetiva incrementar a assistência judiciária gratuita, especificamente no atendimento inicial das pessoas que buscam o Poder Judiciário. "Toda essa discussão de hoje, evidentemente, vai ser encaminhada ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Benedito, que avaliará ao final a possibilidade de firmar convênio com essas instituições", afirmou.

O juiz Herbert Lisboa disse que a Defensoria Pública já presta um serviço relevante ao Judiciário e à população em geral. "A ideia não é reduzir, mas ampliar os espaços cedidos à Defensoria Pública. Isso seria um plus no atendimento que já presta com muita eficiência todos os defensores públicos no Fórum Cível. Seria mais um núcleo de atendimento inicial em parceria com o UNIESP", pontuou. Segundo ele, a universidade tem todo interesse de participar da parceria, que facilitará o trabalho de prática jurídica da própria instituição.

A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, presente na reunião, afirmou que "essa parceria com o Fórum Cível e com o UNIESP é muito importante porque a Defensoria é carente de estrutura, seja de espaço físico, seja de pessoal, já que a instituição nunca realizou concurso para o quadro de servidores. A ideia é ter mais um posto de atendimento com o apoio de estagiários cedidos pelo UNIESP. Ganha a Defensoria e ganha os assistidos, que terão mais uma porta de entrada para o acesso à Justiça”.

Visita ao ambiente previsto para a realização das parcerias
Visita ao ambiente previsto para a realização das parcerias

O coordenador do curso de Direito do UNIESP, José Carlos Ferreira da Luz, defendeu um incremento no atendimento que a universidade realiza junto ao Fórum Cível prestando apoio, tanto nas audiências dos processos judiciais, quanto nos pré-processuais. "Ampliando esse apoio nós vamos trabalhar com a Defensoria Pública nas Varas de Família trazendo também os estagiários do curso de Psicologia para dar esse suporte", afirmou. Já o juiz Bruno Azevedo, que também é coordenador do Centro de Conciliação do UNIESP, disse que a parceria visa facilitar ainda mais o atendimento aos jurisdicionados, através da conciliação e da mediação.

O juiz Ricardo Freitas, titular da 3ª Vara da Família da Capital e diretor adjunto do Cartório Unificado de Família, destacou o trabalho com a Defensoria e UNIESP no sentido de firmar um convênio para ampliar e otimizar os serviços da Defensoria junto ao Fórum Cível da Capital, especialmente na área do Direito de Família.

Participaram ainda da reunião o juiz Antonio Eimar de Lima e as defensoras públicas Maria da Glória Oliveira, Conceição Arcoverde, Risalba Cavalcante, Luzia Aparecida Cavalcante, Maria do Rosário Lima e Tereza Lizieux. A professora Marlene Cahú, do UNIESP, também acompanhou o encontro.

Por Lenilson Guedes

 

-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611