Conteúdo Principal
Publicado em: 19/02/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Fiscalização contra exploração infantil será intensificada durante carnaval

Coordenadoria de Comunicação Social

O período carnavalesco será marcado por uma forte fiscalização no combate ao abuso e exploração sexual infantil em João Pessoa. De sábado (21) a quarta-feira de cinzas (25), as varas da Infância e Juventude e os comissários de menores estarão em regime de plantão, com o objetivo de inibir a prática de crimes que envolvam o público infanto-juvenil, na Capital.

De acordo com o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, Fabiano Moura de Moura, comissários vão realizar inspeções em bares e restaurantes.  Estabelecimentos que, segundo ele, são locais mais propícios à ocorrências desses tipos de crimes.

“Nossa fiscalização vai atingir todos os lugares que realizem festejos carnavalescos. Vamos enfrentar a prática da exploração infantil em todas as suas formas” comentou Fabiano Moura de Moura. Ele disse, ainda, que os crimes mais comuns, durante o carnaval, são venda de bebidas alcoólicas a menores, consumo de drogas por crianças e adolescentes e exploração sexual.

“Se ficar demonstrado alguma dessas práticas, a vítima será encaminhada ao Conselho Tutelar. Por outro lado, o agente praticante do ato será levado a uma delegacia e instaurado o inquérito policial que servirá como base para uma ação penal cabível”, acrescentou o juiz.

O cidadão comum também pode ajudar no combate a exploração infantil. As denúncias podem ser feitas diretamente aos conselhos tutelares dos municípios, pelo Disque Denúncia, número 100.

Por Fernando Patriota
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611