Conteúdo Principal
Publicado em: 28/02/2025 - 14h21 Atualizado em: 28/02/2025 - 14h36 Tags: Reunião, Campina Grande, programa Antes que Aconteça

Fórum de Campina Grande discute implementação do programa ‘Antes que Aconteça’

Reunião tratou da implantação do programa ‘Antes que Aconteça'
Reunião tratou da implantação do programa ‘Antes que Aconteça'

Uma reunião, na sede do Fórum Afonso Campos, na Comarca de Campina Grande, nesta sexta-feira (28), marcou o início das tratativas para a implementação na unidade judiciária do programa ‘Antes que Aconteça’, de enfrentamento à violência contra a mulher. 

O tema foi levado para discussão pela coordenadora  da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Graziela Queiroga, tendo em vista o apoio dado ao programa pelo gestor do Poder Judiciário estadual, desembargador Fred Coutinho, na promoção de ações em favor da proteção e garantia dos direitos das mulheres. 

Juíza Graziela Queiroga avaliou como positivo o encontro
Juíza Graziela Queiroga avaliou como positivo o encontro

A magistrada Graziela Queiroga destacou a receptividade da direção e juízas do Fórum, salientando que, além da conversa com a administração da Comarca, foi também com o objetivo de conversar com as magistradas que atuam no Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Campina Grande. “É nosso papel manter essa integração entre os juízes e juízas, ouvindo e buscando facilitar o dia-a-dia deles, no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional”, realçou. 

Sobre o programa Antes que Aconteça, ressaltou como sendo uma ferramenta na busca da prevenção da violência contra as mulheres, além de ter caráter informativo e propositivo para o que se destina, de forma a não só prevenir, mas acolher e orientar as vítimas de que não estão sozinhas, quando do rompimento do ciclo da violência.

“A mulher conta com diversos órgãos que compõem a rede de enfrentamento, a partir do Poder Judiciário, Ministério Público, polícias e o Poder Executivo. Que ela tenha a oportunidade de profissionalizar-se, de mudar de vida, de ter sua dignidade humana, de poder viver uma outra realidade”, salientou a magistrada.

Para o diretor do Fórum, juiz Ely Jorge Trindade, a reunião foi muito proveitosa. Ele observou que, durante o encontro, foram apresentadas as definições e os principais pontos do projeto. 

“A diretoria do Fórum de Campina Grande, assim como as juízas e juízes das varas de combate à violência doméstica, estão motivados para que possamos apoiar da melhor maneira possível a implementação desse relevante projeto”, frisou o magistrado.

Participaram da reunião as magistradas Rosimeire Ventura (Acervo A) e Flávia Baptista (acervo B), ambas com atuação no Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Campina Grande, a juíza Ana Christina Penazzi, o gerente do Fórum, Agnelo Oliveira e Michelle Nogueira, representante da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).

O programa ‘Antes que Aconteça’, de iniciativa da senadora paraibana Daniella Ribeiro, apoiado pelo Poder Judiciário estadual, é composto por uma série de iniciativas que passa pela criação das chamadas “salas lilás” para atendimento exclusivo às mulheres em situação de vulnerabilidade, além de cursos voltados para o empreendedorismo feminino, capacitações importantes para possibilitar a independência financeira das mulheres. 

Por Lila Santos

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711