Fórum de Discussão é incluído na Semana da Justiça pela Paz em Casa da Comarca de Guarabira
Nesta sexta-feira (25), a Comarca de Guarabira encerra as atividades inerentes à "Semana da Justiça pela Paz em Casa - nossa justa causa" com um encontro entre as mulheres vítimas de violência doméstica e intrafamiliar e com a participação do grupo de mulheres que desenvolvem ações filantrópicas na cidade denominado "As Divas". Trata-se de um momento em que são trabalhadas questões referentes à prevenção e empoderamento.
Na segunda-feira (21), foi realizado o I Fórum de Discussão sobre a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, organizado pela 2ª Vara Mista. Para o decorrer da semana, foram agendadas 35 de audiências concentradas.
O I Fórum de Discussão sobre a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher reuniu a Rede de Enfrentamento e Atendimento à Mulher Vítima de Violência do Município de Guarabira, para discutirem ações articuladas entre os órgãos competentes. O objetivo foi estabelecer o desenvolvimento de políticas que garantam o empoderamento das mulheres, a responsabilização e o trabalho psicossocial com agressor, além de uma assistência qualificada à vítima.
A juíza Hígia Porto participou do evento explanando sobre as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, através da Coordenadoria da Mulher, em cumprimento à Meta 8 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Já a Equipe Psicossocial da Comarca explicou sobre as etapas do ciclo da violência; os 11 anos da Lei Maria da Penha e seus desafios; o papel da Equipe Multidisciplinar, além da importância do diagnóstico da realidade local da rede de enfrentamento e o papel de cada órgão competente no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A Equipe é composta pelas assistentes sociais Aline Vieira, Cristina Lima, Natália Araújo e pelo psicólogo João Vieira.
Durante o evento, os representantes da Rede puderam apresentar o que vem sendo desenvolvido no Município e a relevância do diálogo entre todos os integrantes, no sentido de prevenir a violência doméstica enquanto fenômeno social. A partir dos debates, foram sugeridos encontros continuados com o objetivo de traçar metas, além do desenvolvimento de projetos para atendimento de mulheres vítimas, agressores e, sobretudo, crianças e adolescentes envolvidos nesse ciclo.
“Vamos reunir todas as secretarias para trabalharem com ações referentes à prevenção da violência doméstica, através de palestras nas escolas e, também, com as Agentes de Saúde Comunitária”, afirmou a secretária de Políticas Públicas para a Mulher do Município de Guarabira, Maria Hailéa Araújo Toscano.
Outras propostas que surgiram foram: inclusão de temas transversais nos currículos escolares referentes a gênero e igualdade; palestras nas empresas do Município de Guarabira sobre essa temática; distribuição de panfletos explicativos; desenvolvimento de material didático de fácil compreensão acerca da Lei Maria da Penha e que este possa ser difundido em toda a cidade.
Participaram do I Fórum de Discussão: Defensoria Pública; Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Assistência Social e da Educação. Ao final do evento, foi marcada uma reunião da Rede para o dia 22 de setembro, a fim de definir os preparativos da 3ª etapa da "Justiça pela Paz em Casa", a ser realizada no mês de novembro.
Por Gabriella Guedes