Gestão em Movimento: 17 comarcas participam da 4ª etapa da ação em Campina Grande
Magistrados(as) e servidores(as) de 17 comarcas da 2ª Circunscrição do Estado marcaram presença na quarta etapa do projeto Gestão em Movimento. O evento, realizado na manhã desta terça-feira (20) no Fórum ‘Affonso Campos’, em Campina Grande, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, do vice-presidente, desembargador João Batista Barbosa, e de diretores e gerentes da Corte.
A iniciativa prevê visitas às seis comarcas-sede de circunscrição do Estado, com a participação da Mesa Diretora, juízes auxiliares, diretores e gerentes de áreas estratégicas. A 2ª Circunscrição abrange as Comarcas de Campina Grande, Ingá, Boqueirão, Queimadas, Umbuzeiro, Esperança, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Cuité, Juazeirinho, Picuí, Pocinhos, Remígio, Soledade, Monteiro e Serra Branca.
A agenda continua nos dias 26, em Guarabira, e 27, em João Pessoa. As atividades já foram realizadas em Sousa, Cajazeiras e Patos, no sertão do estado. Na abertura em Campina, o cantor campinense Fabiano Guimarães abrilhantou o evento com a execução das músicas ‘Paraíba Jóia Rara’, de Tom Oliveira, e ‘Espumas ao Vento’, de Flávio José.
O Gestão em Movimento, segundo o desembargador Fred Coutinho, tem como objetivo focar em ação e resultados, superando o registro superficial em fotos e palavras. “O foco está em concretizar ideias por meio de resultados reais e duradouros”, disse. Ele ressaltou, ainda, que o projeto promove a aproximação entre juízes(as) e servidores(as), criando um ambiente para discutir os desafios e identificar soluções. “Precisamos agir para curar os problemas de fato, não apenas remediá-los", enfatizou.
O vice-presidente, desembargador João Batista, fez questão de destacar que a iniciativa do presidente, como observou em Sousa, Cajazeiras e Patos, tem se mostrado de grande importância. “Fico muito feliz, presidente, porque estamos, sem dúvida, aprimorando os serviços prestados pelo Tribunal de Justiça. Sinto-me orgulhoso de retornar a esta terra, pois sei que, daqui, certamente sairão grandes trabalhos e resultados positivos”, falou.
O desembargador Horácio Ferreira de Melo também se manifestou, afirmando que o presidente Fred está conduzindo uma gestão participativa, ouvindo as demandas de juízes(as) e servidores(as) para entender a realidade dos fóruns e das atividades jurisdicionais. “Acredito que essa abordagem trará frutos muito positivos no futuro", pontuou.
Para o diretor do Fórum de Campina Grande, juiz Ely Jorge Trindade, a iniciativa oferece uma excelente oportunidade de reflexão, prática e busca por melhorias, não apenas no trabalho, mas também nas vidas dos envolvidos. “Com certeza, teremos aqui grandes momentos de reflexão e importantes oportunidades de crescimento profissional, mas, acima de tudo, também de crescimento pessoal", comentou.
Já o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Alexandre Trineto, falou que um dos maiores acertos da gestão foi reunir na mesma sala magistrados(as) e servidores(as). “Sabemos que, embora em alguns momentos possam surgir divergências de interesse, na prática, para que a máquina do judiciário funcione perfeitamente, é fundamental que haja uma relação próxima e de compartilhamento entre a magistratura e os servidores, que, na realidade, são os responsáveis por implementar e fazer cumprir as determinações das decisões judiciais", assegurou.
Falando em nome dos servidores da 2ª Circunscrição, Socorro Batista reforçou a importância da aproximação entre magistrados(as) e servidores(as), destacando que é por meio dessa união que a justiça se concretiza. “Agradeço por ter sido escolhida para representar tantos servidores dedicados e comprometidos com seu trabalho, assim como todos os juízes desta comarca e das demais”, disse.
Durante a programação, magistrados(as) e servidores(as) participaram da dinâmica ‘Presidente por um Dia’. A atividade buscou estimular o pensamento estratégico, promover empatia em relação aos desafios enfrentados pela alta administração e contribuir para a definição de prioridades institucionais a partir da perspectiva dos próprios servidores.
Divididos em equipes, os(as) participantes indicaram as prioridades que adotariam se estivessem na presidência do TJPB. Em seguida, um representante de cada grupo apresentou as metas definidas: Irlando Sobreira (servidor), Lícia Gomes (servidora), Newton Leal (servidor), Nilson Dias (juiz), Fábio Brito (juiz) e José Agnaldo (servidor).
Outro ponto importante da iniciativa é o tema Sustentabilidade. A servidora Sílvia Gabinio, membro do Núcleo de Gestão Socioambiental e da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, abordou a temática. Ela destaca que sustentabilidade não é um tema distante, técnico ou apenas ambiental. “No Judiciário, ser sustentável é apagar a luz ao sair da sala, repensar a necessidade de uma impressão, separar corretamente os resíduos, utilizar os recursos com responsabilidade. São gestos simples, mas que, somados, têm um impacto enorme”, enfatizou.
Em seguida, juízes auxiliares e diretores do TJPB responderam a perguntas enviadas previamente por servidores(as) e magistrados(as). Os questionamentos foram reunidos pela Diretoria de Governança e Gestão Estratégica, com base nas principais demandas levantadas na 2ª Circunscrição.
Participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência, Fábio Araújo, Leonardo Paiva e Aparecida Gadelha, e a presidente da Aemp, Nalva Coutinho. Também estiveram presentes os diretores Robson Cananéa (Especial), Izabel Nóbrega (Finanças), Fernando Antério (Administrativo), Einstein Roosevelt (Gestão de Pessoas), Eduardo Faustino (Processo Administrativo), Bruno Oliveira (Governança e Gestão Estratégica) e Daniel Melo (Tecnologia da Informação), além de gerentes Carol Leal (Projetos e Estratégias) e Flávio Romero (Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores) das áreas envolvidas no projeto.
Por Marcus Vinícius