Conteúdo Principal
Publicado em: 21/02/2022 - 12h05 Atualizado em: 21/02/2022 - 12h08 Tags: Coordenadoria da Mulher, Mulher Merece Respeito, audiências, Paz em Casa

Grandes escritoras brasileiras serão homenageadas na 20ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa

Fórum Criminal
As audiências acontecerão no Fórum Criminal da Capital

A Diretoria do Fórum Criminal “Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Melo”, da Comarca de João Pessoa, já disponibilizou cinco salas para a realização das audiências concentradas correspondentes à 20ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa. As audiências acontecerão entre os dias 7 e 11 de março e estão relacionadas, diretamente, à violência doméstica contra a mulher, além de serem meta específica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Como forma de homenagear as mulheres, cada sala leva o nome de uma grande escritora brasileira.

As escritoras escolhidas foram: Cora Coralina, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Tarsila do Amaral e Rachel de Queiroz. As salas serão presididas por um (a) magistrado. De acordo com o diretor do Fórum Criminal da Capital, Geraldo Emílio Porto, homenagear as mulheres com nomes de grandes escritoras é uma forma de fortalecimento do público feminino.

“Alicerçados no apoio da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, destinamos ambientes específicos para a realização de mutirão, que ocorrerá durante cinco dias, vislumbrando a priorização absoluta dos processos de violência contra a mulher. Ademais, buscamos por meio da homenagem aos ícones da Literatura, demonstrar o empoderamento e a dignidade da mulher”, comentou o magistrado, que é titular da 7ª Vara Criminal de João Pessoa.

O Programa Justiça pela Paz em Casa é promovido pelo CNJ em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais e tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

O Ato da Presidência do TJPB nº 04/2022, autorizou servidores do Poder Judiciário estadual a solicitar, com urgência, os mandados e demais expedientes destinados às audiências designadas para o período de 7 a 11 de março. O texto assinado pelo Presidente do Tribunal, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, considera que os processos dos Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e demais unidades judiciárias com essa competência precisam dar mais celeridade aos processos tendo em vista a proximidade do Justiça Pela Paz em Casa.

Iniciado em março de 2015, o Justiça pela Paz em Casa conta com três edições de esforços concentrados por ano. As semanas ocorrem em março, marcando o dia das mulheres; em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006); e em novembro – quando a ONU estabeleceu o dia 25 como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. O Programa também promove ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.

Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611