Conteúdo Principal
Publicado em: 23/01/2023 - 15h52 Atualizado em: 23/01/2023 - 16h14 Tags: Aplicativo, Guia do Visitante, Pessoas privadas de liberdade

Guia do Visitante às pessoas privadas de liberdade na Paraíba será transformado em aplicativo para celular

-
Guia atende pedido de informações de familiares de detentos

A juíza auxiliar da Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca de João Pessoa, Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz, disse que o Guia do Visitante das pessoas privadas de liberdade na Paraíba será transformado em aplicativo para celular. A ferramenta atual pode ser acessada por meio do link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-administracao-penitenciaria/guia-do-visitante. Lá os interessados vão encontrar informações a respeito do cadastro de visita, documentos necessários para sua inscrição, quem pode visitar os reeducandos e reeducandas, quais procedimentos permitidos e objetos que podem ser levados no dia da visita, entre outros detalhes pertinentes ao método, como visita conjugal.

A ideia do Guia do Visitante nasceu de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), Conselho da Comunidade e o Departamento de Ciências Exatas da UFPB - Campus IV (Rio Tinto). Para o desenvolvimento dessa medida também foram ouvidos representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba, do Ministério Público e Defensoria Pública. 

“O Guia do Visitante surgiu diante da grande demanda dos familiares que tinham muitas dúvidas em relação ao processo de visitação. O Conselho da Comunidade teve participação decisiva para a implantação do manual. Nossa ideia é transformar o guia do visitante em um aplicativo para celular. Estamos na fase de desenvolvimento da ferramenta”, adiantou Andréa Arcoverde.

Juíza Andréa Arcoverde

As informações contidas no site da Seap foram pleiteadas por familiares à própria VEP-JP, em audiências públicas realizadas no Poder Judiciário estadual. “O Tribunal de Justiça da Paraíba tem o compromisso de concretizar a Justiça, por meio de uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva. E por isso, somos parceiros da Secretaria na divulgação dessas importantes informações, sempre focadas na ressocialização”, acrescentou Andréa Arcoverde.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, informou que o Guia do Visitante passou a funcionar em setembro do ano passado. Para ele, é uma iniciativa relevante pois, além de instruir os familiares e demais pessoas cadastradas como visitantes, é também uma ferramenta que melhora o diálogo dos profissionais do sistema prisional com os familiares. “Essa relação torna o serviço da Secretaria mais humanizado e dinâmico. Nosso reconhecimento ainda ao Tribunal de Justiça da Paraíba, ao Ministério Público Estadual e à Defensoria Pública do Estado pelo envolvimento no projeto”, pontuou o secretário. 

Já o presidente do Conselho da Comunidade de João Pessoa e policial penal, Thiago Robson Santos Lopes, considera a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e a Vara de Execução Penal parceiros constantes na concretização de ações que melhorem as condições de vida das pessoas que cumprem pena ou estão, provisoriamente, nos presídios e penitenciárias da Paraíba. “Hoje, temos informações completas que interessam aos familiares das pessoas privadas de liberdade. Informações que vão desde os materiais permitidos para ingresso na visita, como toda a legislação vinculada à execução da pena”, comentou. Thiago Robson disse, ainda, que o Conselho da Comunidade atua diretamente com familiares e apenados e nasceu da Vara de Execução Penal.

Documentos necessários – Para a realização do cadastro no Guia do Visitante são necessários: concordância, por escrito, do preso, sobre a conveniência ou não da visitação; comprovação da condição de ser cônjuge, companheira(o) ou do grau de parentesco; cópia da carteira original de identidade do visitante; cópia da carteira original do cadastro de pessoas físicas; cópia de comprovante de residência dos últimos seis meses; duas fotos recentes e iguais; e certidão de antecedentes criminais. No Guia do Visitante, os familiares também têm acesso às leis, procedimentos, links, perguntas e respostas acerca de questões relacionadas à visitação e etc.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711