Conteúdo Principal
Publicado em: 16/09/2022 - 13h59 Atualizado em: 16/09/2022 - 14h07 Tags: ESMA, Campina, 39 anos

Inauguração das novas instalações da Esma em Campina Grande marca comemorações dos 39 anos

Solenidade da Esma em CG
Desembargador Saulo Benevides inaugura novas instalações da Esma em Campina Grande

Uma série de atividades deu início, na manhã desta sexta-feira (16), às comemorações alusivas aos 39 anos de fundação da Escola Superior da Magistratura (Esma). Como parte da programação festiva, foi entregue a obra de ampliação das instalações da Unidade de Campina Grande, localizada no 4ª andar do Fórum Affonso Campos. A celebração pelo aniversário da instituição continua na próxima quinta-feira (22), a partir das 19h, com a inauguração das obras de reforma e revitalização do prédio da Esma em João Pessoa, além da entrega da Medalha e do Diploma “Desembargador Simeão Cardoso Cananéa” e da Comenda ‘Insígnia do Saber’.

Durante o evento, o Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, destacou que a fundação da Esma, criada na gestão do Desembargador Almir Carneiro da Fonseca, foi uma grande conquista para magistratura do Estado. “A Esma tem prestado relevantes serviços à magistratura paraibana e aos servidores, além do público em geral”, disse o Desembargador Benevides, que já foi diretor da instituição de ensino. O Presidente fez questão de ressaltar, ainda, que a Esma é o braço acadêmico do TJPB no Estado e a segunda escola da magistratura mais antiga no país.

Solenidade da Esma em CG
Desembargador Ricardo Vital agradece apoio e destaca avanços

O Diretor da Esma, Desembargador Ricardo Vital de Almeida, ressaltou o legado da Escola, que vendo sendo escrita pelos ex-diretores da instituição, no processo de qualificação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores, contribuindo para uma prestação jurisdicional acessível, célere e efetiva. “Com a ampliação, ofertamos mais e melhores condições a essa determinação de disseminação do compromisso nosso com o conhecimento”, afirmou.

O Diretor do Fórum de Campina Grande, juiz Vandemberg de Freitas Rocha, destacou o compromisso assumido por ele com o Desembargador Ricardo Vital, quando o diretor da Esma solicitou no mês de fevereiro de 2021 mais espaço para a Escola da Magistratura em Campina Grande. “O compromisso foi cumprido e hoje estamos comemorando”, disse o magistrado, que foi aluno da 1ª Turma do Curso de Preparação à Magistratura (CPM) em 1983.

Solenidade da Esma em CG
Inauguração marca início das comemorações dos 39 anos

Ricardo Vital agradeceu, na solenidade, ao Desembargador Saulo Benevides, ao juiz Vandemberg de Freitas e ao gerente do Fórum, Agnelo Oliveira, pelo apoio no processo de ampliação das instalações da Esma de Campina Grande. “O Desembargador Saulo Benevides, Vandemberg e Agnelo são parceiros sem os quais nada do que está sendo feito, poderia ter sido realizado”, assegurou Ricardo Vital.

Por fim, o Diretor da Esma apresentou diversos eventos que serão promovidos em Campina Grande até o final deste ano, como: Cursos de Preparação à Magistratura (CPM) 2022; Cursos sobre Ato de Reconhecimento Fotográfico: Fatores de Influência, Segurança Pessoal e Institucional, O Cérebro que julga: Neurociências e tomadas de decisão judicial e Dosimetria da Pena; e a especialização em Gênero e Diversidade Humana. Outra iniciativa a ser realizada é o Sarau da Esma - Literatura e Arte.

Já Antônio Silveira Neto, Diretor Adjunto da Esma, falou da alegria em poder participar dos 39 anos de fundação da Escola. “Essa inauguração é o coroamento desse trabalho que não é só dessa gestão, é um trabalho que iniciou nas últimas quase quatro décadas. Então, temos muito a agradecer aqueles que passaram pela Escola e deixaram a sua contribuição e, que agora, estamos dando continuidade a essas ações”, disse Silveira.

Também presente, a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Célia Regina Diniz, parabenizou a Escola e o trabalho desenvolvido pela direção da Esma. “A Esma é instituição renomada, é uma honra para a UEPB trabalhar em parceria na capacitação e na qualificação de magistrados e servidores do Poder Judiciário do Estado”, comentou a reitora.

Solenidade da Esma em CG
Descerramento da placa de inauguração

No final da solenidade, foi descerrada uma placa alusiva a inauguração das obras de ampliação da unidade de ensino em Campina Grande.

Presente ao evento, o diretor do Fórum de João Pessoa, juiz José Herbert Lisboa, o juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Giovanni Magalhães Porto, o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Max Nunes, e o defensor público geral do Estado, Ricardo José Costa, além de magistrados, servidores, promotores, advogados e demais autoridades.

 

Com a ampliação, a Esma de Campina Grande passa a ter duas salas de aulas e uma sala exclusiva dos professores, além da Sala da Secretaria. No processo de reforma foi trocada ainda a iluminação, substituição de computadores e mobiliário.

 

Por Marcus Vinícius

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611