Judiciário presente à missa em homenagem à Senhora das Neves, pelo aniversário de fundação da Cidade de João Pessoa e do Estado da Paraíba
<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>
por Evandro da Nóbrega,
coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, e a sua esposa, a Dra. Maria do Socorro Brasileiro Lima Montenegro, compareceram, na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, à missa solene rezada em homenagem à Padroeira do Estado, Nossa Senhora das Neves.
Num 5 de agosto como este, no século XVI, mais propriamente no longínquo ano de 1585, foi fundada, sob a invocação desta Santa católica, a cidade que a partir de 1930 teria o nome atual de João Pessoa.
CORAL VOZES DO SANHAUÁ
Realizada na Basílica da Sé de Nossa Senhora das Neves, a celebração eucarística iniciou-se às 9h, com a entrada da procissão até o altar e acompanhamento de músicas litúrgicas a cargo do Coral Vozes do Sanhauá, sob a regência do professor Maurício Gurgel.
Esta pequena procissão foi também seguida pela Guarda de Honra da Polícia Militar da Paraíba.
ARCEBISPO METROPOLITANO
Além de ser Padroeira da Paraíba, Nossa Senhora de Fátima é também reverenciada como Patrona do município de João Pessoa, da Paróquia local e da Arquidiocese da Paraíba.
E foi o próprio Arcebispo Metropolitano, Dom Aldo Pagotto, quem ajudou a concelebrar a missa deste 5 de agosto, a qual contou com a presença das mais altas autoridades paraibanas, além de grande número de outros fiéis.
NA CATEDRAL BASÍLICA
De fato, como relata a jornalista Gabriella Guedes, que cobriu esta concelebração para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano, a Catedral Basílica tornou-se pequena para abrigar tantos religiosos e religiosas, autoridades e políticos, convidados e pessoas do povo.
Todos os demais concelebrantes pertencem à Província Eclesiástica da Paraíba e ao clero da Arquidiocese Metropolitana.
NOSSA SENHORA DAS NEVES
Após saudar os presentes, o arcebispo Dom Aldo Pagotto disse, entre outras assertivas, que o povo paraibano, desde suas origens, tem honrado a Mãe de Deus, adotando-a como Padroeira e dando à cidade então criada o nome de Nossa Senhora das Neves.
— A bem-aventurada Virgem Maria tem, sem dúvidas, um lugar muito especial no coração e na alma de toda a Paraíba, que lhe tributa suas homenagens filiais durante a Festa de Nossa Senhora das Neves — assinalou também o religioso.
PROJETO DA PARAÍBA
Em seu sermão, especialmente dedicado à data, o arcebispo Dom Aldo Pagotto conclamou os fiéis à construção de “uma Paraíba sob os desígnios de Maria, Mãe de Deus, que deseja melhores dias para todos e que quer também a participação de toda a sociedade e de toda a classe política na construção deste projeto”.
Entre outros itens defendidos pelo arcebispo Dom Pagotto, nesse sermão, encontravam-se a transposição de águas do rio São Francisco, a Refo