Conteúdo Principal
Publicado em: 07/08/2023 - 10h46 Atualizado em: 07/08/2023 - 15h58 Tags: Coordenadoria da Mulher, Lei Maria da Penha, Jornada

Lei Maria da Penha completa 17 anos e coordenadora da Mulher do TJPB participa de Jornada do CNJ

Coordenadores da Mulher que estão participando da XVII Jornada da Lei Maria da Penha
Coordenadores da Mulher que estão participando da XVII Jornada da Lei Maria da Penha

A coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Anna Carla Falcão, participa da XVII Jornada Lei Maria da Penha. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), em Fortaleza, nesta segunda-feira (7), quando se comemora 17 anos da lei.

Desde 2007, o CNJ realiza a Jornada Lei Maria da Penha para celebrar o aniversário da sanção da Lei Federal nº 11.340/2016, criada com base na história da biofarmacêutica que se tornou símbolo da luta contra a violência de gênero no Brasil. “A expectativa sobre os temas trazidos para esse encontro nacional é a melhor possível. Tenho certeza que grandes ideias e iniciativas de enfrentamento à violência doméstica surgirão no decorrer desta Jornada”, comentou Anna Carla Falcão, que é titular da 3ª Vara Mista da Comarca de Santa Rita.

Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, presidente do Cocevid
Juíza Anna Carla com a desembargadora Ana Lúcia Lourenço, presidente do Cocevid

O evento ocorrerá de forma híbrida com transmissão pelo canal do CNJ no Youtube. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber, fará a abertura da Jornada, na presença da presidente do Instituto Maria da Penha, a biofarmacêutica Maria da Penha, e do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Antônio Abelardo Benevides.

Conforme informações do Judiciário cearense, ao final de cada edição da Jornada é produzida uma Carta, onde são apresentadas as propostas de ação para aprimorar a política judiciária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres. Esta será a primeira vez que o evento ocorre fora de Brasília e coincide com as comemorações de 150 anos do TJCE e reúne profissionais que atuam no Sistema de Justiça. A programação da Jornada vai até esta terça-feira (8).

Entre os temas que serão abordados está o uso da tecnologia na evolução do enfrentamento à violência de gênero; as formas de garantia de proteção à mulher; a alteração pela qual passou a Lei Maria da Penha; e a adoção de perspectiva de gênero em investigações e no processo e julgamento de crimes contra as mulheres.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611