Conteúdo Principal
Publicado em: 06/06/2024 - 12h20 Atualizado em: 06/06/2024 - 12h38 Tags: Comissão de Segurança, Cibersegurança, Workshop, ESMA

Magistrados, servidores e colaboradores do TJPB participam de Workshop de Cibersegurança

-

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) promoveu, nesta quinta-feira (6), um Workshop de Cibersegurança com o objetivo de capacitar magistrados (as), servidores (as) e colaboradores na área da Segurança da Informação. Quase 400 pessoas participaram do evento ministrado por um dos principais especialistas do setor, com expertise internacional, Galeno Garbe.

O Workshop de Cibersegurança foi aberto pelo diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma) e presidente do Comitê de Segurança da Informação, desembargador Ricardo Vital de Almeida, que lembrou a importância da tomada de consciência de todos para a proteção de dados, evitando ataques cibernéticos contra a instituição e até mesmo nas contas virtuais pessoais dos integrantes do TJPB.

Essa capacitação envolve atendimento a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça, é uma recomendação aos órgãos do Judiciário para a realização sistemática desses encontros e ações visando à conscientização crescente na proteção de dados, porque somos um dos públicos-alvo desse comportamento de condutas desregradas de pessoas que querem ter acesso a essas informações”, salientou o desembargador Ricardo Vital de Almeida.

O diretor de Tecnologia da Informação do TJPB, Ney Robson, lembrou que a segurança da informação é uma preocupação constante nos órgãos públicos, e no Judiciário paraibano não é diferente. “No nosso mundo globalizado, a preocupação da segurança da informação é uma constante em todos os órgãos e não seria diferente em nosso Tribunal. Tivemos a satisfação de ter um especialista na área em nível internacional, um dos maiores especialistas em segurança da informação, que veio nos propiciar esse momento, esse importante evento que marca o início de outros que deveremos ter”, pontuou.

Segurança da Informação - Galeno Garbe, sócio executivo na Gartner do Brasil, com mais de 30 anos de experiência em cibersegurança e em tecnologia da informação, ressaltou que os Tribunais de Justiça são alvo de criminosos cibernéticos, que buscam ter acesso a processos e informações privilegiadas sobre pessoas nas ações judiciais.

Garbe fez questão de frisar que a mudança de comportamento dos magistrados (as), servidores (as)  e colaboradores do Poder Judiciário é importante para manter proteção de dados e para evitar ataques criminosos no mundo virtual.

“É importante que as proteções digitais sejam complementadas com uma postura de segurança de cada um dos servidores. Serve para todos nós. Precisamos entender que cada um é responsável em colaborar com a resiliência de riscos digitais contra a instituição. É importante que essa ação do Tribunal de Justiça da Paraíba promova transformação no comportamento de cada um de nós do ponto de vista de conduta digital para que possa trazer uma maior força na proteção dos dados de informações da instituição, da nossa família e de nós mesmos, porque, quando promove mudança de conduta, a gente estende essa proteção a cada um de nós e de nossa família”, enfatizou.

Sequestro de dados - Durante o workshop, Galeno Garbe apresentou dados que revelam a movimentação financeira na “indústria do crime cibernético”. De acordo com os números trazidos por ele, em 2024 a previsão é de que esse mercado movimente 8 trilhões de dólares em todo o mundo. “Isso vai levar esse tipo de crime a ser a terceira economia global em termos de valores de dados”, destacou.

E uma das formas mais recorrentes de ataques e com maior risco são os chamados ransomware, um software malicioso usado para extorsão por meio de sequestro de dados digitais usando a criptografia; um crime-cibernético que usa como refém arquivos computacionais da vítima, cobrando assim um resgate para restabelecer o acesso a estes arquivos.

Além de apresentar dados e explanar sobre procedimentos de segurança para evitar ataques cibernéticos, Galeno Garbe abriu espaço no workshop para que os participantes pudessem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto, o que intensificou o aprendizado de todos.

Galeno Garbe participou de projetos em 15 países e possui 12 das principais certificações internacionais do mercado. Ele liderou iniciativas em cibersegurança, na América Latina, para a maior indústria de carros do mundo, dentre vários outros trabalhos.

Novo workshop - Uma nova edição do Workshop de Cibersegurança será realizada daqui a duas semanas para que novos participantes tenham a oportunidade de ter acesso a informações de proteção de dados no mundo virtual.

Por Nice Almeida

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711