Conteúdo Principal
Publicado em: 02/03/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Manual de Práticas Cartorárias vai dá maior agilidade aos processos criminais

Coordenadoria de Comunicação Social

A coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais do TJ, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos se reuniu, na tarde desta segunda-feira (2), com um grupo de analistas judiciários de vários setores do Tribunal de Justiça, com o objetivo de trabalhar na elaboração de um Manual de Práticas Cartorárias Criminais.

Nessa primeira reunião, foi formado um grupo de estudos que, a partir de agora, irá  trabalhar na elaboração desse Manual, com o objetivo de padronizar e uniformizar todos os procedimentos dessas práticas no Estado.

“Após a conclusão desse trabalho, vamos dar início aos treinamentos junto a todos os serventuários da justiça ligados aos cartórios criminais de todo estado, e, posteriormente, para os cartórios das varas cíveis e da fazenda, visando a uniformidade das práticas, que nada mais são do que os procedimentos diários de um cartório”, afirmou a coordenadora.
 
Segundo o juiz Marx Nunes de Franca, da 2ª vara da comarca de Mamanguape, que integra o grupo de trabalho, o que se espera com o Manual de Práticas Cartorárias é que ele possa capacitar melhor o servidor, agilizando o cumprimento dos atos processuais e, com isso, dando uma maior celeridade na prestação jurisdicional.

Participaram do encontro, além da coordenadora e do juiz, os analistas judiciários Maria do Socorro Fernandes, (7ª vara criminal); Ana Valéria da Fonseca, da Coordenadoria de Recursos Humanos e Programas Especiais, (CODES); Maria Edna Pessoa Cândido, (9ª vara criminal); e  Hercília Maria de S. Pires, do Sistema Integrado de Comarcas ( SISCOM).

Por Clélia Toscano
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611