‘Movimentação processual’ foi tema de webinário promovido para magistrados e assessores
Em mais uma atividade de capacitação para magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual, a Escola Superior da Magistratura (Esma) promoveu o Webinário ‘Movimentação processual para magistrados e assessores com competência criminal’. A temática foi ministrada pelo juiz da 1ª Vara Mista da Comarca de Sapé, Anderley Ferreira Marques.
O webinário foi transmitido aos participantes pela plataforma Zoom e, também, através do canal da instituição de ensino no YouTube. A palestra está disponível aos usuários por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=9r5BQFWG7XY.
O juiz Anderley Marques trouxe ao debate temas como DATAJUD, principais regras de parametrização do DATAJUD, movimentos do magistrado e manual de movimentação. “São os movimentos processuais que alimentam o DATAJUD (Base nacional de dados do Poder Judiciário), gerando estatísticas de produtividade de cada tribunal e da situação dos processual”, disse o palestrante.
Ainda segundo o magistrado, o desconhecimento nesse tema, historicamente, vinha comprometendo o desempenho no eixo produtividade do Prêmio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de Qualidade e Justiça em Números, reduzindo, ao menos para fins estatísticos, o que os(as) juízes(as) do Tribunal de |Justiça da Paraíba vinham produzindo.
Por Marcus Vinícius