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Publicado em: 12/09/2019 - 16h58 Atualizado em: 13/09/2019 - 12h48 Comarca: Campina Grande Tags: Cartório Unificado

Novo método de trabalho aumenta produtividade no Cartório Unificado de Família de CG

O Cartório Unificado de Família da Comarca de Campina Grande, que completou três anos de funcionamento, apresentou os dados estatísticos de produtividade, após as mudanças no método de trabalho estabelecidas este ano. Segundo o juiz-coordenador da unidade e diretor do Fórum, Gustavo Lyra, num comparativo com 2018, foi observado, no cartório, um incremento aproximado de 50% a mais de cumprimentos mensais por servidor.

“Essa nova prática veio trazer um aumento de produtividade em números. Avaliamos que, no ano passado, nós tínhamos uma média de 547 cumprimentos mensais por servidor, após a implementação da nova dinâmica, essa produtividade subiu para 807 cumprimentos, um implemento significativo de 47,53%”, destacou o magistrado.

Gustavo Lyra ressaltou, ainda, a importância de uma boa equipe de trabalho para obtenção dos resultados. “Ao servidor produtivo e compromissado com o Poder Judiciário foi possibilitada a inclusão no teletrabalho, que vai refletir, ainda mais, nos resultados”, afirmou.

O chefe-coordenador do cartório unificado, Diego César Pereira Nunes, atentou para as inovações necessárias. “Em reuniões com os servidores, foram analisadas as estatísticas de produtividade, através de ferramenta desenvolvida pela chefe de cartório, Jacileide Marinho Freire, identificando quais os pontos seriam aperfeiçoados. A partir daí, foi implementado um novo modelo organizacional que demandou nova divisão de tarefas, melhor aproveitamento da força de trabalho e recursos materiais, bem como padronização de procedimentos”, disse.

Diego César enalteceu os resultados dessa sinergia entre magistrados e servidores nesse novo cenário. “Os números foram animadores. Ao analisar os dados do Painel PJe, no final de fevereiro de 2019, constatamos que haviam 735 processos paralisados entre 60 e 99 dias e, ainda, 404 processos paralisados há mais de 100 dias. Implantamos a nova metodologia e, após três meses, restaram, apenas 132 processos paralisados no mesmo período e, nenhum processo paralisado há mais de 100 dias, de um total de aproximadamente de seis mil processos”, exaltou.

O magistrado informou que a primeira meta foi não possuir no Cartório processo com mais de 100 dias aguardando cumprimento, que são os feitos com provimento eletrônico. A meta é não ter processos com mais de 60 dias. “A ideia é que a gente evolua sempre e consiga baixar até mais esse marco limite”, afirmou, acrescentando que além das metas processuais, foi traçada uma meta de atendimento de excelência, na qual será implantado o sistema de senhas, evitando as filas no atendimento. Posteriormente, haverá treinamento dos servidores para que sejam dadas as informações completas e precisas sobre o processo para as partes, refletindo na satisfação do jurisdicionado.

Por Carolina Correia/Ascom-TJPB

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