Conteúdo Principal
Publicado em: 18/12/2020 - 18h18 Atualizado em: 18/12/2020 - 18h41 Comarca: João Pessoa Tags: DITEC, Ditec, Novos equipamentos

Novos equipamentos adquiridos pela Ditec vão garantir mais segurança e maior capacidade de armazenamento

Esta semana, a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu novos equipamentos, que irão prover o Judiciário estadual com uma melhor infraestrutura tecnológica, mais adequada aos serviços. Trata-se de uma renovação do parque, com equipamentos de segurança, rede e backup, cujas instalações e configurações estão previstas para o final do mês de fevereiro de 2021.

Josè Texeira de Carvalho Neto

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do TJPB, José Teixeira de Carvalho Neto, os processos de aquisição foram impactados pela pandemia, por isso os equipamentos só foram adquiridos agora. “Estamos investindo em uma melhor comunicação entre as comarcas, segurança da informação e na disponibilidade e desempenho dos sistemas", antecipou.

Neto explicou que, atualmente, o TJPB possui dois links de dados – um como principal e outro como redundante. Com os equipamentos SDWAN adquiridos será possível usar os dois links ao mesmo tempo, com todo o controle e balanceamento feito pelo equipamento. “Além disso, esses equipamentos possuem tecnologias de segurança da informação que permitirão o maior controle dos dados de navegação das comarcas”, complementou.

José Djalma Medeiros

Para o gerente de Infraestrutura de TI, Djalma Medeiros, as novas aquisições trarão benefícios tanto para o Judiciário estadual como um todo quanto para o público externo, principalmente para o acesso às informações do PJe. Uma delas refere-se aos servidores físicos (supercomputadores), que viabilizarão o aumento de recursos computacionais do ambiente de sistemas do TJPB. “Isso vai garantir que, pelos próximos anos, haja uma infraestrutura suficiente para manter os sistemas que já temos, principalmente para o PJe, que, com a digitalização e entrada do acervo criminal, passou a exigir maior poder computacional do datacenter”, explicou.

Quantos aos equipamentos de backup, Djalma afirmou que permitirão ao TJPB salvaguardar os dados dos jurisdicionados de forma mais eficiente, com possibilidade de armazenamento para os próximos anos, sem necessidade de novas contratações. Além disso, possibilitará a liberação de outros dispositivos, que poderão ser usados para armazenamento dos dados consolidados em local distinto do datacenter.

“Também haverá melhoria da segurança da informação, com tecnologia de última geração, o que vai possibilitar o acesso das comarcas aos sistemas do TJPB com maior proteção”, acrescentou Djalma.

Por Gabriela Parente / Gecom – TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611