Conteúdo Principal
Publicado em: 25/10/2018 - 11h21 Comarca: Guarabira Tags: Adoção

Pretendentes à adoção de 14 comarcas fazem curso de preparação em Guarabira

A 2ª Vara Mista da Comarca de Guarabira realizou mais um Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para Pretendentes à Adoção. Organizada pela juíza Candice Queiroga de Castro Gomes Ataíde, com apoio da Equipe Multidisciplinar do Setor Psicossocial da referida unidade, a capacitação atende à determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e contemplou toda a 6ª Circunscrição, composta por 14 Comarcas e seus Termos Judiciários. Participaram 20 casais da atividade que ocorreu nessa quarta-feira (24), durante todo o dia, no Fórum de Guarabira.

A magistrada Candice Queiroga deu as boas vindas aos participantes e enfatizou a necessidade de seguir o devido processo legal estabelecido no Estatuto. “O curso é um momento importante para a conscientização dos trâmites da adoção, para evitar complicações jurídicas e mais traumas na vida de crianças e pretendentes”, pontuou.

Na formação foram debatidos os aspectos jurídicos, sociais e psicológicos da adoção, bem como a adoção tardia. O objetivo foi preparar os participantes para uma adoção responsável, bem como sensibilizá-los para uma possível mudança de perfil. “Isso acontece porque a maioria dos pretendentes ainda deseja adotar crianças até os três anos de idade”, revelou Natália Araújo, assistente social, que foi a facilitadora do tema durante o Curso. 

“Foi um dia de muito aprendizado e emoção com o depoimento de dois casais que adotaram, via Cadastro Nacional de Adoção (CNA), na Comarca de Guarabira. Eles contaram suas trajetórias até a chegada dos seus filhos, emocionando todos os presentes”, contou Cristina Lima, assistente social. Também integra a Equipe Psicossocial da Comarca de Guarabira o psicólogo João Vieira, que falou sobre os aspectos psicológicos da Adoção.

Além dos postulantes à adoção o evento convidou a Rede de Atendimento e Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente como forma de ampliar a discussão sobre o instituto. Ao todo, 21 representantes da Rede compareceram.

Por Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611