Primeira jornada ‘Caminhos Literários no Socioeducativo’ vai até final de julho
No marco dos 10 anos da lei que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e dos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, até a última sexta-feira (29) final deste mês, o evento “Caminhos Literários no Socioeducativo”. A iniciativa inédita estimula a leitura entre adolescentes que estão em instituições do sistema socioeducativo.
A primeira jornada literária nacional dedicada aos adolescentes desses espaços conecta unidades em todo o país. O primeiro dia de transmissão ao vivo aconteceu na sexta-feira passada (8), pelo canal do CNJ no YouTube, das 10h às 17h30. A programação segue ao longo do mês, com convidados, convidadas e a participação ativa de adolescentes em privação de liberdade.
“A jornada literária traz para debate a importância da leitura e da literatura como direito fundamental e prática para liberdade e apresentar projetos bem-sucedidos em diferentes partes do país. Com a participação de adolescentes do sistema socioeducativo da Paraíba, participarão
escritores, artistas e representantes dos sistemas de Justiça e de Garantia de Direitos”, disse Thabada Louise Almeida, representante do Programa Fazendo Justiça, no âmbito do Tribunal de Justiça da Paraíba.
A programação segue em todas as sextas-feiras de julho, com eventos exclusivos ao público de unidades socioeducativas, abordando temas culturais, como rimas e poesia, teatro e música. Encerrando o ciclo de atividades, jovens de dez unidades socioeducativas vão apresentar os trabalhos desenvolvidos para promoção à literatura, em encontro com a participação do poeta Sérgio Vaz.
A ação faz parte do programa Fazendo Justiça, executado pelo CNJ, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil (@PNUD_Brasil), para incidir em desafios no campo da privação de liberdade. De forma paralela, está sendo desenvolvido o censo de leitura no socioeducativo, que dará subsídios para a elaboração de um Plano Nacional de Fomento à Leitura. Para outras informações sobre o evento, enviar e-mail no info@portosinformatica.com.br
Por Fernando Patriota