Conteúdo Principal
Publicado em: 12/06/2020 - 16h28 Atualizado em: 16/06/2020 - 17h28 Tags: Comissão de Segurança, Projeto Acesso Seguro

Projeto Acesso Seguro retoma atividades e realiza treinamento virtual com gerentes de fóruns

O Projeto Acesso Seguro vem dando continuidade à expansão de suas ações junto às unidades judiciárias, desta vez seguindo as recomendações e medidas preventivas ao contágio da Covid-19, realizando as atividades por meio digital. Nessa quinta-feira (11), ocorreu um treinamento virtual envolvendo os gerentes das Comarcas de Santa Rita, Conde, Alhandra e do Fórum da Infância e Juventude da Capital.

Juíza Michelini de Oliveira

A gestora do Projeto Acesso Seguro, juíza Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, pontuou que, mesmo com a suspensão das atividades presenciais nos Fóruns e prédios do Poder Judiciário estadual, o projeto prossegue ativamente no treinamento do pessoal encarregado, capacitando-o para prestar bons serviços quando as atividades retornarem à normalidade. “Para isso, usamos tecnologia interativa, isto é, EaD (ensino a distância) em videoconferência, com ferramenta multimídia, que potencializa o seu caráter didático, substituindo a interação face-a-face. Desta forma, possibilita ganhos na assimilação do programa, que engloba desde a apresentação do Sistema Visit e suas funcionalidades, análise de legislação e até questões cotidianas, como revista e desmuniciação de armas. Os resultados são extremamente positivos”, ressalvou a magistrada.

Segundo o coordenador do projeto, Jardel Rufino, a capacitação consiste em vários itens indispensáveis à segurança patrimonial do TJPB e dos usuários dos fóruns. “Nosso objetivo é utilizar o Acesso Seguro para implementar uma cultura voltada para melhoria da segurança no ambiente de trabalho, estabelecendo normas para o ingresso e permanência de pessoas nas dependências do Poder Judiciário estadual”, ressaltou Jardel.

Para a gerente do Fórum da Infância e da Juventude da Capital, Ana Cristina Vieira Correia Martins, o encontro virtual foi importante, tendo em vista tomarem conhecimento sobre todo o funcionamento do Sistema Visit, principal programa do Acesso Seguro. “O treinamento foi eficiente, tendo o servidor Jardel transmitido e orientado com competência e profissionalismo, inclusive, esclarecendo todas as nossas dúvidas”, destacou a gerente, acrescentado que a utilização do sistema terá início com a instalação da estrutura física, já prevista no cronograma do Projeto.

Na opinião da gerente do Fórum de Santa Rita, Maria Wilma Leiros, a capacitação foi muito valiosa, além do fato de terem disponibilizado o e-mail institucional para o envio do material sobre o Acesso Seguro. Ela salientou ter sido muito bom. “Por meio desse projeto, temos um maior controle na questão de segurança tanto dos que integram o Judiciário, bem como das pessoas que utilizam as dependências do Fórum, do jurisdicionado”, pontuou.

A capacitação, que durou quase duas horas, teve como temas a apresentação do Acesso Seguro; a funcionalidade do mobiliário: recepção, cabine, armário e caixa de areia; apresentação do Software de Controle de Visit; abordagem sobre a forma correta para desmuniciamento de armas; informações gerais sobre a Resolução e expedientes relacionados ao projeto e demonstrações, por slide, do acesso de um visitante armado e das funcionalidades do softwares (todos os tipos de cadastros, relatórios, registros de saída, operadores, crachás extraviados, etc).

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611