Conteúdo Principal
Publicado em: 08/10/2020 - 15h10 Atualizado em: 09/10/2020 - 12h01 Comarca: Rio Tinto Tags: Rádio Justiça

Rádio Justiça repercute decisão do TJPB sobre pagamento de indenização por morte de detento

 

A Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF) repercutiu, nesta quinta-feira (8), a decisão da Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba no caso envolvendo a morte de um detento durante incêndio ocorrido na Cadeia Pública de Rio Tinto. No julgamento, os membros do colegiado mantiveram a decisão de 1º Grau que condenou o Estado da Paraíba ao pagamento de verba indenizatória, a título de danos morais, no valor correspondente a 50 salários mínimos, a serem pagos de uma só vez, bem como, a título de dano material, ao pagamento de pensão mensal de um salário mínimo para a filha do detento, desde a data do incêndio até o dia em que a mesma completar 25 anos.

O relator do processo, desembargador João Alves da Silva, entendeu que nesse caso a responsabilidade civil do Estado é objetiva e não depende da prova da culpa, bastando a demonstração do nexo causal entre o fato administrativo e o dano. "Com efeito, insta destacar que a sentença também não merece qualquer reparo quando reconhece a responsabilidade do Estado no caso, eis que já é pacífico na jurisprudência desta Corte e do STJ e STF que, na hipótese de assassinato de preso nas dependências do estabelecimento penitenciário, resta violado o dever constitucional de custódia do ente de Direito Público responsável", frisou.

Para conferir a notícia, produzida com base em informações da Gerência de Comunicação do TJPB, clique na palavra morte de detento.

 

Por Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611