Conteúdo Principal
Publicado em: 22/09/2021 - 16h31 Atualizado em: 22/09/2021 - 18h20 Comarca: João Pessoa Tags: Coordenadoria da Mulher, Reamcav, Violência Doméstica

Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Doméstica destaca parceria com o TJPB

Reunião da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Doméstica
Reunião da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Doméstica

Representantes da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Doméstica (Reamcav) no Estado se reuniram na tarde dessa terça-feira (21) para analisar os resultados das ações desenvolvidas durante a 18ª Semana da Justiça pela Paz em Casa (agosto passado), fazer análise de estudo de caso (vítima de violência), e debater informes e encaminhamentos.  A juíza coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça da Paraíba, Anna Carla Falcão Cunha Lima participou da reunião, que aconteceu por videoconferência, através da plataforma google meet. 

O Tribunal de Justiça é parceiro da Reamcav no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo explicou a magistrada Anna Carla Falcão, o encontro de trabalho foi coordenado pela secretária de Estado, Lídia de Moura (SEMDH), com a participação das Gerências Executiva de Equidade de Gênero (GEEG/SEMDH) e da Operacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres (GEOEVM/SEMDH). “Essa reunião visa, sobretudo, mensalmente, trazer à mesa as atividades desenvolvidas por cada órgão que integra a Rede, tudo no trato da matéria relacionada ao enfrentamento da violência contra a mulher”, destacou a juíza Anna Carla.

A magistrada salientou que constou também na pauta da reunião, a prestação de contas de tudo que foi desenvolvido durante a 18ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, ocorrida no último mês de agosto. Na ocasião, ainda conforme Anna Carla Falcão, foram destacados os resultados, como, extremamente produtivos, considerando o quantitativo de audiências de instrução e julgamento concretizadas e sentenças de mérito prolatadas em detrimento da quantidade de sentenças sem julgamento de mérito proferidas.

“O resultado é uma demonstração de que juízes e servidores paraibanos estão trabalhando de forma célere e eficiente no enfrentamento à violência contra a mulher. Restou ainda trazido à baila, o desvelo da Rede com referência à proteção que é dada à mulher, vítima de violência, por todos que a integram, sempre trabalhando com amor e dedicação, tendo por finalidade resgatar a vítima do ciclo em que se encontra”, ressaltou a magistrada, enfatizando que foi lembrado a necessidade de apoio psicológico, que deve ser dado às ofendidas.

A secretária Lídia Moura destacou que a reunião teve o propósito, também, de analisar as contribuições que a Rede pode fazer em prol de políticas públicas para as mulheres, bem como, de indicações para componentes da Reamcav na forma de atuação para a proteção das vítimas da violência. “A contribuição do Tribunal de Justiça é fundamental nesse processo, por meio da Coordenadoria da Mulher, de modo que o TJPB tem contribuído para democratizar o acesso das mulheres ao sistema de Justiça”, realçou Lídia Moura, evidenciado o trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual na Semana da Justiça pela Paz em Casa. “O Tribunal se debruça para fazer esse atendimento, com a realização de muitas audiências, garantindo a cidadania dessas mulheres”, frisou

Além do TJPB integram a Reamcav: Programa Integrado Patrulha Maria da Penha (Coordenadora Geral); Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes (Coordenadora); Casa-Abrigo Aryane Thais (Coordenadora); Polícia Militar (1ª Tenente); Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Presidenta); Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (Coordenadora); Articulação de Mulheres Brasileiras (Militante) e Centro da Mulher 8 de Março (Coordenação). 

Fazem parte, também, o Movimento de Mulheres com Deficiência (Representante Titular); Universidade Federal da Paraíba (Representante Titular e Suplente); Coordenadora do Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres na UFPB (CoMu) e Gestoras de Organismos de Políticas para as Mulheres dos municípios de Cabedelo, Borborema e São Bento.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611