Conteúdo Principal
Publicado em: 15/11/2018 - 20h33 Atualizado em: 15/11/2018 - 20h33 Tags: Coordenadoria da Mulher, Mulher Merece Respeito

Representantes do TJPB participam de discussões sobre ‘Violências machistas: desafios do sistema de Justiça’ 

Juízes e servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba estão participando do X Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Fonavid), em Recife (PE), que tem como tema "Violências machistas: desafios do sistema de Justiça". O encontro, promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, teve início na segunda-feira (12) e vai até esta quinta-feira (15).

O Fonavid tem como proposta garantir a efetividade nacional da Lei nº 11.340/2006,  promovendo ações que resultem na prevenção e no combate eficaz à violência doméstica e familiar contra a mulher, por meio do aperfeiçoamento e da troca de experiências entre os magistrados que o compõem. O Fórum busca, ainda, a participação ativa dos juízes junto aos órgãos responsáveis pelas políticas públicas que dizem respeito ao tema.

Da Paraíba, participam os juízes Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior, Graziela Queiroga Gadelha de Sousa, Érica Virgínia da Silva Pontes e Rita de Cássia Martins Andrade, além das técnicas judiciárias Márcia Barros e Andréa Diniz.

De acordo com a juíza Graziela Gadelha, uma das gestoras da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPB, o Fonavid proporciona a capacitação de magistrados e servidores do Judiciário através de palestras, debates e oficinas práticas. 

“A partir desses encontros, o Fonavid visa orientar os procedimentos dos operadores do Direito, subsidiar decisões e entendimentos de juízes de varas especializadas e, especialmente, de juízes criminais que não lidam, exclusivamente, com o tema. É realmente um encontro de formação para todos nós magistrados”, afirmou.


Por Eloise Elane

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611