Conteúdo Principal
Publicado em: 10/09/2019 - 14h28 Atualizado em: 23/09/2020 - 15h30 Comarca: João Pessoa Tags: Nupemec, Acre

Servidoras do Nupemec do TJPB ministram formação de Mediação e Conciliação no Judiciário do Acre

Quatro instrutoras do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça da Paraíba, estão ministrando capacitação de conciliação e mediação judiciais para servidores do Poder Judiciário do Acre. A formação, viabilizada pelo TJPB de maneira participativa e colaborativa, atende a solicitação daquele estado. O curso segue os parâmetros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é dividido em módulo teórico, com carga horária de 40 horas/aula, e prático, com estágio supervisionado de 60 a 100 horas.

Sob a coordenação da desembargadora Waldirene Cordeiro e das juízas Maha Manasfi Manasfi Kouzi e Zenice Mota, do TJAC, a formação teve início nessa segunda-feira (9) e segue com programação até a próxima sexta (13). Dentre os conteúdos que serão ministrados no módulo teórico, estão Moderna Teoria do Conflito; Áreas de utilização da conciliação e mediação; Interdisciplinaridade da mediação; Ética de conciliadores e mediadores; Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos, entre outros. 

As instrutoras em formação pelo CNJ do TJPB são Janecleide Lazaro Oliveira, Elizabete Gomes da Silva, Alessandra Roberta Cavalcante da Rocha Batista e Liliane Alves Bandeira. De acordo com Janecleide Oliveira, o curso também abordará temas específicos para as áreas da mediação e conciliação, como Família, Penal e Justiça Restaurativa. “O Tribunal de Justiça da Paraíba sempre incentiva a cultura da paz na formação de seus servidores e magistrados, colaborando com outros Tribunais para implantação e aperfeiçoamento dos métodos de solução de conflitos”, afirmou.

Conforme a instrutora, o CNJ tem desenvolvido parcerias dentro e fora do Poder Judiciário para promover a formação e a sensibilização dos atores envolvidos nos processos autocompositivos. Os cursos têm como objetivo incentivar e promover capacitação, treinamento e atualização permanente de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores nos métodos consensuais de solução de conflitos. 

Por Celina Modesto / Ascom-TJPB
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611