Servidores das varas criminais da Capital são capacitados para audiências via Plataforma Zoom
Na manhã desta sexta-feira (7), foi realizado o treinamento e capacitação da “Plataforma Zoom para Audiências”, voltado aos servidores das sete varas criminais das unidades dos Tribunais do Júri da Comarca de João Pessoa. O evento foi promovido pela diretoria do Fórum Criminal “Mininistro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello” e tem como expositor o estagiário da Vara de Entorpecentes da Capital, Jefferson William de Moura. A capacitação foi idealizada devido ao processo de instalação do Cartório Unificado Criminal, que está em fase avançada.
“Nosso objetivo é proporcionar meios para auxiliar os servidores na adaptação ao Cartório Unificado, mantendo, ao mesmo, tempo, a prestação jurisdicional célere e de qualidade”,
comentou o diretor do Fórum Criminal, Geraldo Porto, juiz titular da 7ª Vara Criminal da Capital. O magistrado lembrou que a unificação dos cartórios cumpre determinação do Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, visando o aperfeiçoamento, celeridade e a maior qualidade na prestação jurisdicional.
Segundo o assessor da 3ª Vara Criminal, Tiago de Carvalho, o curso apresentou de forma simples e objetiva as ferramentas do Zoom. Com o advento das audiências virtuais, é imprescindível o domínio da ferramenta, e o curso foi de grande valia para este propósito. “Acho importante que os servidores possam se manter atualizados acerca da tecnologia, que está cada vez mais presente na prática judiciária. Será muito útil no dia a dia, com certeza”, afirmou Tiago.
Já a técnica judiciária da 2ª Vara Criminal, Kalyne Lisboa Ramalho, disse que a capacitação “é de suma importância para a atual conjuntura de atos institucionais de forma virtual, já que a plataforma Zoom é mais uma ferramenta tecnológica de grande utilidade na busca de maior efetividade e eficiência no serviço prestado ao jurisdicionado”.
O Fórum Criminal conta com 17 unidades judiciárias, sendo sete varas criminais, dois Tribunais de Júri, duas varas de Entorpecentes, uma Vara Militar, um Juizado Especial Criminal, um Juizado de Violência Doméstica, uma Vara de Execução Penal e uma Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas.
Por Fernando Patriota