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Publicado em: 20/09/2024 - 14h36 Atualizado em: 20/09/2024 - 15h01 Tags: capacitação, Atendimento, Cartório, Fórum Cível

TJPB capacita servidores para garantir atendimento de excelência ao cidadão

Imagem do treinamento
Capacitação foi organizada pelos chefes de cartório

Os servidores(as) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) que atuam no Balcão de Atendimento do Cartório Unificado Cível da Comarca de João Pessoa receberam, esta semana, uma capacitação com o objetivo de garantir um atendimento de excelência ao cidadão. Os 68 participantes do ‘Treinamento em atendimento ao público, presencial e virtual’ foram divididos em três turmas. A capacitação foi iniciada na segunda-feira (16) e encerrada nesta sexta-feira (20).

Juiz Manoel Maria Antunes, diretor adjunto do Cartório Unificado - JP
Juiz Manoel Maria Antunes, diretor adjunto do Cartório Unificado - JP

Para o diretor adjunto do Cartório Unificado, juiz Manoel Maria Antunes, a capacitação melhora o diálogo do Tribunal de Justiça da Paraíba com usuários dos serviços jurisdicionais. “É uma nova visão do Judiciário para melhorar a comunicação entre a Justiça e o cidadão. É um caso de boas práticas. É idealizado pelos servidores do Tribunal de Justiça, lotados aqui no Cartório Unificado Cível da Capital. E é um projeto que nasce de baixo para cima, onde o servidor do Unificado se sente protagonista desse processo para que as instituições judiciais estejam à disposição e prestando um serviço de excelência aos jurisdicionados, que são os usuários dos nossos serviços”, explicou.

A chefe do Cartório Unificado Cível, Valdilene Seixas

Valdilene Seixas - chefe do Cartório Unificado Cível
Valdilene Seixas - chefe do Cartório Unificado Cível

, detalhou como o treinamento foi pensado e organizado. “Foi um pensamento dos chefes do Cartório Unificado Cível, com o entendimento de capacitar os servidores que trabalham no Balcão de Atendimento, seja virtual ou presencial, para que a gente pudesse dar uma padronização e transformar o balcão de atendimento num local onde se tenha um atendimento de excelência, onde as pessoas, tanto o jurisdicionado como os advogados, tenham um atendimento com mais clareza, com mais comprometimento”, destacou.

Valdilene Seixas acrescentou os benefícios da capacitação para o cidadão que busca os serviços do Judiciário paraibano. “Esse momento de treinamento é onde a gente coloca diversas situações e troca experiências para chegar a um consenso. E nesse consenso vamos trazer um relatório para padronizar esse atendimento e mostrar ao jurisdicionado, de forma clara, como está o andamento do seu processo, o andamento do processo. E assim foi pensado, né? Os chefes pensaram, executaram e tudo foi formado por eles para melhor capacitar os servidores do Unificado. E isso também favorece as partes, o cidadão”, falou.

O Cartório Unificado fica localizado no Fórum Cível de João Pessoa e tem como diretor o juiz Herbert Lisboa. O Cartório é considerado o maior do estado sendo composto por 17 Varas. Atualmente, possui 52 mil processos em andamento.

Balcão de Atendimento - O Balcão Virtual é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), regulamentada pela Resolução Nº 372 de 12/02/2021, que visa desburocratizar e tornar mais ágil o atendimento do Judiciário aos cidadãos.

Por meio do Balcão Virtual, qualquer pessoa poderá ter acesso de forma direta e imediata, por videoconferência, ao setor de atendimento de qualquer unidade judiciária do estado, no caso do Tribunal de Justiça da Paraíba.


Por Nice Almeida

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