Conteúdo Principal
Publicado em: 06/02/2019 - 20h13 Atualizado em: 11/02/2019 - 17h45 Tags: DITEC, Governança de Tecnologia da Informação

TJPB cria Comitê de Governança de Tecnologia da Informação

Foto: Cláudio Ataíde

O Tribunal de Justiça da Paraíba, através do Ato nº 10/2019, publicado no Diário da Justiça Eletrônico dessa segunda-feira (4), instituiu o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação – CgovTI, que tem por objetivo prover, de forma efetiva, a gestão e governança de TI do Tribunal.

O Comitê terá competência para estabelecer estratégias, indicadores e metas institucionais, aprovar planejamentos e orientar as iniciativas e investimentos tecnológicos dentro dos temas específicos da área de tecnologia da informação, conforme consta no Ato da Presidência.

Compõem o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação os seguintes membros: Meales Medeiros de Melo (coordenador) - juiz auxiliar da Presidência; Antônio Silveira Neto - juiz-Corregedor; José Teixeira de Carvalho Neto - diretor de Tecnologia da Informação (Ditec); Tony Márcio Leite Pegado - diretor de Gestão Estratégica (cumulativamente diretor de Economia e Finanças) e Einstein Roosevelt Leite - diretor de Gestão de Pessoas (cumulativamente Diretor Administrativo).

De acordo com José Neto, anteriormente funcionava o Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação, o qual obteve pouca efetividade, sendo revogado. “Com este novo ato, temos um comitê com a nomenclatura indicada pelo Conselho Nacional da Justiça, com uma composição ainda mais enxuta, a fim de respaldar a DITEC e legitimar seus projetos estratégicos, visando tornar as decisões mais ágeis quanto à viabilidade e priorização das demandas de tecnologia da informação”, destacou.

O diretor informou que as primeiras iniciativas para que o comitê de Governança de TI e a Ditec possam atuar de modo direcionado são: a publicação de uma pesquisa de satisfação (Já disponível na intranet para magistrados e servidores) e, posteriormente, uma chamada de propostas de projetos de TI.

“Apesar do Comitê ser relacionado à Tecnologia da Informação, os benefícios têm  repercussão no Poder Judiciário da Paraíba, uma vez que a prioridade dos investimentos e da execução dos projetos de tecnologia da informação será estabelecida a partir do valor gerado pelos mesmos”, concluiu José Neto.

Reuniões - O comitê se reunirá presencialmente com periodicidade semestral, para estabelecer e rever as prioridades, observar o andamento de projetos e os resultados da Ditec. Terá, ainda, um ponto de contato permanente (através de ferramentas de comunicação) para tomada de decisões.

Gestão de TI - Além do Comitê de Governança, foi instituido, também, o Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação – CGTI, na forma do Ato nº 011/2019, também publicado nessa segunda (4), o qual é composto pelos membros: José Teixeira de Carvalho Neto - diretor de Tecnologia da Informação (coordenador); Marcelo Perin Borba - gerente de Sistemas; José Djalma de Vasconcelos Medeiros Júnior - gerente de Suporte; Ney Robson Pereira de Medeiros - gerente de Desenvolvimento de TI; José Fábio de Alencar Rodrigues - gerente de Atendimento de TI; e Anderson Rodrigues Ribeiro - assessor Técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação. As reuniões do CGTI terão periodicidade mensal.

Por Gabriela Guedes e Lila Santos

Compartilhar:
DICOM
Diretoria de Comunicação Institucional
  • imprensatjpb@gmail.com
  • (83) 3216-1611