TJPB lança novo Balcão Virtual em Cartório Unificado do Fórum de Mangabeira
O Tribunal de Justiça da Paraíba lançou, nesta segunda-feira (02), em fase piloto, um novo balcão virtual, que funciona no Cartório Unificado do Fórum Regional de Mangabeira - Seção Juizados Especiais, englobando o 7º e 8º Juizados Especiais Cível da Capital. O sistema foi desenvolvido a partir da plataforma Google e permite que os cidadãos realizem atendimentos online com as respectivas unidades judiciárias.
O presidente do Tribunal de Justiça estadual, desembargador João Benedito da Silva afirmou que o novo balcão virtual é um importante avanço para o Judiciário da Paraíba. "Ele vai permitir que os cidadãos tenham acesso a um atendimento mais rápido e eficiente, mesmo que estejam longe das unidades judiciárias”, destacou.
Neste primeiro momento, o atendimento do novo balcão virtual será realizado por filas, com acesso por meio do site do Tribunal de Justiça da Paraíba (www.tjpb.jus.br), utilização do aplicativo do Google Meet ou um navegador da preferência do usuário, facilitando o acesso, inclusive, àqueles que utilizam smartphones.
O diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal, Ney Robson Medeiros explicou que a iniciativa visa aprimorar a prestação jurisdicional aos cidadãos por meio da implementação de ferramentas modernas e eficientes. Além disso, internamente, o objetivo é centralizar todas as atividades em uma única plataforma, evitando que magistrados e servidores precisem lidar com uma variedade de sistemas para executar suas tarefas.
“O novo balcão virtual contará com controle de filas e estatísticas de atendimento, facilitando a gestão das unidades judiciárias, tendo por finalidade melhorar a qualidade do atendimento e reduzir o tempo de espera dos usuários”, pontuou.
Para o magistrado que atua no 7º Juizado Especial Cível da Capital, Meales Medeiros de Melo, participar desse projeto piloto é uma forma relevante de contribuir com a melhoria dos sistemas de atendimento do Tribunal de Justiça da Paraíba.
“Aproveitando nossa experiência no 7º Juizado Especial de João Pessoa com esse tipo de ferramenta, que chamávamos à época de 'Balcão Eficiente', em uso desde a pandemia, local onde se concentrava todos os canais de atendimento da unidade, facilitando a comunicação interna e externa, proporcionando um atendimento de qualidade para nossos usuários", frisou.
Expansão - A fase piloto do novo balcão virtual deve durar cerca de um mês e, após a avaliação desta fase, o sistema será expandido para as demais unidades judiciárias do Estado. “Esta etapa do balcão virtual é importante para identificar possíveis problemas e melhorar o sistema antes de sua expansão para as demais unidades judiciárias”, disse Ney Robson.
Por Lila Santos