Conteúdo Principal
Publicado em: 16/10/2014 - 13h42 Atualizado em: 16/10/2014 - 17h30 Tags: Computadores

Tribunal de Justiça da Paraíba recebe mais de 300 computadores novos do CNJ

Doações fazem parte da política de modernização do Conselho Nacional de Justiça direcionada ao Judiciário de todo país

Computadores doados pelo CNJ

O Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a doação de 389 novos computadores,  completos e de última geração, com 389 No-break's, para serem utilizados nas unidades Judiciárias, em substituição aos computadores com mais de três anos de uso.

A iniciativa faz parte de um projeto do CNJ, para modernização do Judiciário em todo o Brasil, que encaminha aos Tribunais de Justiça, principalmente aqueles que estão em fase de implantação do Projeto Judicial Eletrônico (PJe), novos equipamentos para que sejam colocados a disposição dos usuários internos e externos dos Tribunais.

De acordo com informações do diretor de Tecnologia e Informação do TJPB, Ney Robson de Medeiros, a primeira doação do CNJ foi feita em 2013, com mais de 200 computadores, que foram direcionados ao Fórum Cível e para algumas unidades Judiciárias da Capital.

Com a nova remessa de doações, realizada no início de 2014, novas unidades estão recebendo os equipamentos, a exemplo do Fórum Criminal que já foi iniciada a substituição dos computadores antigos pelos novos.

“Com essa nova remessa de doação, estamos trocando os computadores do Fórum Criminal. Era a última unidade Judiciária do Estado que tinha computadores com mais de três anos de uso e, após o Fórum, vamos expandir para outras unidades que estão na mesma situação”, explicou Ney Robson.

Ney Robson acrescentou também que as substituições dos computadores serão feitas a principio nas unidades de João Pessoa, já que nos Fóruns e cartórios do interior os computadores têm no máximo dois anos e meio de utilização. “São computadores relativamente novos e nós temos uma demanda maior aqui na Capital”, disse.

O diretor Informou ainda que algumas máquinas substituídas poderão ser reaproveitadas e utilizadas na sede do Tribunal de Justiça, sendo colocadas à disposição do público interno do TJ, servidores do 2º Grau, por ser máquinas consideradas em perfeita condições de uso.

“Os computadores do Fórum Criminal em relação aos nossos computadores, aqui no Tribunal, estão mais novos. Vamos pegar esses computadores e reaproveitá-los na parte administrativa e Judiciária”, adiantou.

Os computadores do Tribunal de Justiça que serão substituídos, os aproveitáveis como não são tantos, vão ficar de reserva e os mais antigos serão encaminhados para doação, direcionados à instituições beneficentes e que tenham alguma ligação com a Justiça, a exemplo da polícia militar, civil, penitenciárias, delegacias, entre outras.

“Esses órgãos podem receber essas doações dependendo da situação de uso dos computadores. Isso ocorrerá a partir de uma avaliação que vai ser feita por nossa equipe”, concluiu.

No-break's - Sãoo equipamentos que auxiliam o trabalho do operador de computador no caso de uma possível descarga elétrica ou mesmo falta de energia elétrica. Na falta de energia, com o no-break, os computadores continuam funcionando por algum tempo até que se possa salvar o trabalho e o computador ser desligado.

 

Por Gecom-TJPB – com Angelina Mendonça (Estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611