Tribunal de Justiça da Paraíba se integra à campanha Outubro Rosa
O Tribunal de Justiça da Paraíba integrou-se, mais uma vez, ao movimento popular internacional “Outubro Rosa”, como forma de propagar a bandeira de luta em favor da saúde da mulher, em especial à campanha de prevenção ao câncer de mama. No início da noite desta quarta-feira (3), a fachada do prédio do Tribunal de Justiça ganhou iluminação especial, na cor rosa, como sinal de adesão ao movimento.
A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar a população para a prevenção do câncer de mama, cujo símbolo é um laço na cor rosa.
A ação também será propagada através do site institucional do Poder Judiciário da Paraíba, que estará veiculando durante todo o mês de outubro matérias sobre o assunto em questão. Mais do que isso, o internauta que abrir o site do TJPB – no endereço eletrônico: tjpb.jus.br – vai se deparar o laço e o rosa no destaque.
Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. Em Brasília, às 18h40 do dia 1º, o prédio do Ministério da Saúde e o Congresso Nacional foram iluminados com luzes cor-de-rosa. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres.
O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Em 2011, o governo federal, através do Ministério da Saúde, lançou o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, estratégia para expandir a assistência oncológica no País.
Gecom – Valter Nogueira




