Conteúdo Principal
Publicado em: 25/06/2020 - 12h15 Atualizado em: 25/06/2020 - 12h16 Comarca: Princesa Isabel Tags: Produtividade, Comarca de Princesa Isabel

Vara Única da Comarca de Princesa Isabel arquiva 1.000 processos em 2020

A Vara Única da Comarca de Princesa Isabel, Município localizado no Sertão paraibano e 420 Km de João Pessoa, alcançou a marca de 1.000 processos arquivados este ano. Apenas no período do isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, o que corresponde há menos de quatro meses, foram 700 arquivamentos. Princesa Isabel passou por recente agregação, em outubro do ano passado, unindo três varas em uma.

“Por meio da agregação foi possível a reunião de força de trabalho dos servidores, para o cumprimento das metas fixadas para a unidade jurisdicional. Assim, assessores e servidores do cartório passaram a priorizar processos que estavam próximos do arquivamento”, informou a juíza titular da Vara Única de Princesa, Maria Eduarda Borges Araújo. 

Juíza Maria Eduarda Borges Araújo

A magistrada disse, ainda, que o incremento na força de trabalho do gabinete, por meio da nomeação de assessores no final do ano passado, foi crucial para o aumento na produção de sentenças e decisões e o consequente impulsionamento dos processos, para, ao fim, chegar ao arquivamento. 

“Além disso, gabinete e cartório passaram a utilizar ferramentas próprias do Processo Judicial eletrônico (PJe), tais como as etiquetas para identificação dos processos próximos de arquivamento, e os agrupadores para identificação de petições recém-protocolizadas”, destacou a juíza. Segundo ela, isso facilitou a comunicação entre o gabinete e o cartório, dando maior celeridade no cumprimento dos comandos das decisões necessários para o andamento processual. 

“Durante a pandemia, foram arquivados mais de 700 processos, o que demonstra o comprometimento da equipe, mesmo em tempos de crise, além de que comprova a eficiência do trabalho remoto”, frisou, acrescentando que, atualmente, a Vara possui um acervo de 4.471 processos, sendo 2.811 no sistema PJe e o restante processos físicos. “No início do ano, eram mais de cinco mil processos”, disse. 

Equipe – A Vara Única de Princesa Isabel conta com três assessores: Silvia Rayanna Rodrigues Freitas, Ivonaldo Severino dos Santos e Fernando de Medeiros Fernandes. A equipe de cartório é formada por  Leoncio Pereira de Souza, Valquíria Aparecida de Sousa, Magno Maia Medeiros, Rita de Cassia Costa de Araújo, Daisy Leandro Da Silva Lopes, Olívia Cley Ferreira de Sousa e Lindinalva Xavier dos Santos.

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611