Conteúdo Principal
Publicado em: 02/04/2020 - 17h02 Atualizado em: 03/04/2020 - 16h12 Comarca: Bananeiras Tags: Selo Ouro, Comarca de Bananeiras

Vara Única de Bananeiras é premiada com Selo Ouro e atribui resultado à digitalização dos processos

A Vara Única de Bananeiras, mesmo sendo uma comarca que, no ano de 2019, recebeu um volume extra de processos, advindos da comarca desinstalada de Serraria, apresentou um desempenho de produtividade que lhe permitiu alcançar o Selo Ouro do Tribunal de Justiça da Paraíba, conforme disposto na Resolução 05/2020 do TJPB, que instituiu a gratificação anual de produtividade para premiar servidores efetivos e o Selo de Eficiência do TJPB. Durante o ano, a unidade foi responsável por baixar um total de 739 feitos e julgar 1.156 processos, conforme dados da Gerência de Pesquisas Estatísticas do TJPB.

Para o juiz titular da unidade, Jailson Shizue Suassuna, uma das principais causas para o alcance do resultado foi o trabalho de digitalização processual realizado em todas as comarcas do Estado no ano passado, ação na qual toda a equipe local se envolveu e manteve a atenção.

“Nosso foco de trabalho em 2019 foi a digitalização dos processos e a migração para o PJe. O processo eletrônico é muito mais dinâmico e os servidores entenderam isso. Nossa própria equipe digitalizou os feitos. Foi um investimento que deu certo”, opinou o magistrado.

Juiz Jailson Shizue Suassuna

Jailson Shizue explicou que a busca por uma relação de trabalho harmoniosa também auxilia os serviços. “Os servidores não deixam de ser amigos, de modo que uns sempre procuram ajudar aos outros nas tarefas mais complexas e demoradas. Nosso método de trabalho é a separação dos processos por dígitos, mas, jamais deixando cada um sozinho em suas tarefas. Os servidores com mais experiência têm prazer em auxiliar os demais nas complexidades. E isso a gente foi conquistando com o tempo”, analisou.

Um outro diferencial enfrentado no período pela unidade foi o fato de ter sido agregado ao seu acervo os feitos oriundos da comarca desinstalada de Serraria, funcionando, assim, como comarca agregadora. O juiz disse que o início foi mais difícil, mas, depois, os trabalhos se normalizaram. “Tivemos que lidar com muitos processos físicos que não foram digitalizados em Serraria e, para isso, ‘reativamos’ nossa equipe de digitalização. Isso nos custou bastante, mas, hoje, percebemos que foi imprescindível para o aumento da produtividade”, destacou.

Com os processos cíveis migrados para o PJe, mais uma vez, a digitalização entrará como estratégia de trabalho para 2020, conforme ressaltou o magistrado. “Investiremos neste trabalho com os processos criminais para deixarmos a comarca 100% com acervo eletrônico. Também buscaremos aperfeiçoar os servidores no cumprimento desse tipo de feito. Outro foco a ser buscado é a utilização, ao máximo, dos recursos tecnológicos disponíveis para melhorarmos a comunicação entre os diversos órgãos e setores, como o uso de malote digital, e-mail e celular funcional, inclusive para intimações, videoconferência e outros”, antecipou.

O analista judiciário da unidade, Djelson de Araújo Lira Filho, faz uma reflexão semelhante ao do magistrado quanto à importância da utilização otimizada dos sistemas disponibilizados. “Acredito que a estratégia adotada na comarca e incentivada pelo juiz Jailson Shizue Suassuna é a constante busca pelo aprimoramento da forma de trabalho, como, por exemplo, o bom uso das ferramentas desenvolvidas para agilizar a tramitação processual. Isso foi compreendido por toda a equipe, a qual empreendeu esforços no desempenho das suas funções, com dedicação, interação, colaboração mútua e vontade de entregar uma prestação jurisdicional que, atendendo às demandas da população jurisdicionada, atinja aos fins da Justiça”, pontuou.

A Vara Única de Bananeiras é composta, também, pelos servidores Albertina Guedes; Albertino Pereira; Alisson Albuquerque; Amália Freitas; Edmilson Lira; Enéias Pereira; Lidiane Sonale; Lúcia de Fátima; Maria Lucicleide; Marilene Ferreira; Ronaldo Macedo e Socorro de Fátima.

Selo de Eficiência – Criado pela Resolução n. 05/2020, o Selo de Eficiência do Tribunal de Justiça é outorgado às unidades judiciárias de 1º Grau, e divido em três categorias: o Selo Diamante, no ranking estabelecido das maiores pontuações relativas, figuram no grupo dos 5% dos melhores resultados; o Selo Ouro, para as comarcas que ficam no grupo compreendido entre 5,01% e 10%; e o Selo Prata, contemplando as unidades que alcançaram resultados situados entre os percentuais de 10,01% e 20%.


Por Gabriela Parente / Gecom – TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611