Conteúdo Principal
Publicado em: 12/05/2021 - 11h50 Atualizado em: 14/05/2021 - 16h44 Comarca: João Pessoa Tags: Segurança, Webinário, Armas de fogo e legítima defesa, mitos e verdades

Webinário vai abordar 'Armas de fogo e legítima defesa: mitos e verdades'

Dando continuidade ao Projeto Segurança em Pauta, será realizado dia 27 de maio, às 16h, com transmissão via Zoom, o webinário ‘Armas de fogo e legítima defesa: mitos e verdades’, com o perito oficial da Polícia Civil de Minas Gerais, João Bosco Silvino Júnior. Magistrados e servidores deverão se inscrever no link https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_qI5L-25xSfyU7hEHKcsIrw

O projeto Segurança em Pauta é fruto de uma preocupação da Presidência do TJPB com o aumento crescente da criminalidade em todo o país. Por isso, foi pensado um ciclo de palestras com especialistas em Segurança Pública para melhor informar juízes, servidores e toda a comunidade jurídica sobre como se prevenir de crimes dessa natureza. “Assim pretende o TJPB mostrar aos jurisdicionados e juízes que, dentro de um cenário de violência, existem técnicas para que se possa prevenir um resultado danoso”, afirmou o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques.

O major Álvaro Cavalcante Filho, assessor Militar do TJPB, informou que, no ano de 2020, houve um recorde de aquisição de armas de fogo no Brasil. A grande procura tem se mantido em 2021, portanto, um debate qualificado sobre a temática se mostra importante. “Os magistrados e servidores precisam estar atualizados de forma técnica sobre o tema, sem influência dos paradigmas que permeiam o imaginário de grande parte da população”, ressaltou.

O palestrante João Bosco Silvino Júnior é perito oficial da Polícia Civil de Minas Gerais com atuação em perícias de locais de crime de morte violenta, Balística Forense e Explosivos. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Mestrado em Engenharia Elétrica, também pela UFMG (2010). É Instrutor de Armamento e Tiro credenciado pela Polícia Federal e professor na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, nas disciplinas Criminalística Aplicada à Investigação Policial, Perícias em Locais de Crimes Contra a Vida e Técnicas de Ação Policial.

Também atua como professor da disciplina Introdução à Criminalística do Curso de Pós-Graduação em Advocacia Criminal da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais, Introdução à Criminalística e Toxicologia Social do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Minas Gerais, Balística, Munições e Proteções Balísticas no Curso de Operações Especiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais – BOPE/PMMG.

Por Gabriella Guedes/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611