Lançado livro de oficial de justiça da Comarca de Sousa no TJPB
A obra traz conhecimentos técnicos e práticos ao oficial de justiça
Magistrados, servidores, colegas e familiares participaram, na noite desta terça-feira (5), do lançamento do livro ‘Oficial de Justiça – Prática Legal, Normas e Procedimentos’, de autoria do oficial de justiça da Comarca de Sousa, Francisco Noberto Gomes Carneiro. O evento transcorreu na Sala de Sessões do Tribunal de Justiça da Paraíba, e foi aberto pelo presidente do TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho.
A importância do tema justifica o lançamento da obra no Tribunal, disse o presidente Joás de Brito, ao abrir a solenidade. “Toda prática que seja bem-vinda ao Tribunal, temos a ideia de abraçá-la. E, no caso do livro de Francisco Noberto, isso ocorre, primeiro, pelo esforço do oficial de justiça, que é, também, professor. Ele me apresentou a obra, em Sousa, e, pela sua importância, decidi fazer o lançamento aqui, no TJ”, comentou o presidente.
O trabalho de Francisco Noberto foi, também, ressaltado pelo desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, que prestigiou o lançamento do livro. O magistrado disse que a obra é de grande importância para os oficiais de justiça e para o Poder Judiciário. “O servidor está de parabéns ao nos presentear com este livro. Além dos compromissos diários, no exercício do cargo, ele se dispõe a lançar uma obra para contribuir com a categoria, com os colegas oficiais, e com o Judiciário. Por isso, está de parabéns!”, exclamou o desembargador.
O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba (Sindojus-pb), Benedito Fonseca, lembrou que a edição apresenta, também, um breve glossário com termos ligados ao trabalho do oficial de justiça, como forma de facilitar a compreensão das determinações judiciais.
“A obra de Noberto é de grande importância para a categoria. Por isso, abraçamos o projeto, decidimos imprimir o livro e distribuí-lo a todos os oficiais de justiça do Estado”, informou o líder classista.
AUTOR DO LIVRO
Antes de tecer comentários acerca da obra, o oficial de justiça Francisco Noberto falou da satisfação de realizar o lançamento na sede do Poder Judiciário estadual. “A sensação é a melhor possível! Nada mais gratificante para um servidor do Judiciário lançar um livro em sua casa, a convite do presidente do Tribunal. É um privilégio!”, externou.
De acordo com Francisco Noberto, a obra contém sete capítulos, baseados em leis, jurisprudências, doutrinas e decisões administrativas do TJPB, Corregedoria Geral de Justiça e outros órgãos.
APRESENTAÇÃO
Coube ao também oficial de justiça, Eligidério Gadelha de Lima, da Comarca de Sousa, fazer a apresentação do livro. “A obra é de um grande rigor técnico e científico, que não fica atrás de nenhum trabalho jurídico lançado no país”, afirmou.
O trabalho de Noberto tem, ainda, um compromisso social e revela a dedicação que ele possui pela profissão, segundo frisou Eligidério. “Esse livro é resultado dessa paixão, do compromisso com a profissão, da preocupação social de Noberto”, finalizou.