Núcleo Socioambiental do TJPB e Projeto Tampa Solidária unem esforços em prol da gestão ambiental
O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA), avança em políticas socioambientais. Na quinta-feira (03), foi realizada uma reunião entre os integrantes do Núcleo e o gestor do Projeto Tampa Solidária, Hildevânio Macedo, com o objetivo de consolidar uma parceria com vista a unir esforços em prol da gestão de resíduos, da conservação ambiental e da responsabilidade social.
O encontro de trabalho aconteceu no Núcleo de Gestão Socioambiental, no Anexo Administrativo, no João XXIII. Participaram da reunião os servidores Viviane Sousa, Sílvia Viegas e Gabriel Víttor - integrantes do Núcleo.
Viviane Sousa, integrante do NGSA, informou que a iniciativa tem como foco a arrecadação de tampas plásticas, que são encaminhadas para reciclagem e geram recursos destinados a causas sociais, incluindo a causa animal. A proposta é instalar coletores do Projeto Tampa Solidária nos fóruns e prédios administrativos da região metropolitana, incentivando a reciclagem e a redução de resíduos.
Após a coleta, as tampinhas seguem para os projetos Mares Sem Plásticos e Precious Plastic, onde passam por processos de higienização e trituração para serem transformadas em novos produtos reciclados.
Projeto - Com dois anos de impacto positivo, o Projeto Tampa Solidária se destaca por ações que aliam preservação ambiental, solidariedade com pessoas e animais em situação de vulnerabilidade, educação ambiental, promoção da economia circular e, acima de tudo, parcerias que geram transformação social.
Implantação no TJPB - Para viabilizar a implementação da iniciativa, estão previstas ações de sensibilização para engajamento dos servidores do TJPB. Além de reduzir o volume de resíduos plásticos no meio ambiente, a parceria fortalece a conscientização sobre a importância da reciclagem e do consumo responsável.
“Com essa ação, o Núcleo de Sustentabilidade reafirma o compromisso do TJPB com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e com práticas que estimulam a participação da comunidade na construção de um futuro mais sustentável e solidário, declarou Viviane.
Por Valter Nogueira com informação do NGSA.