Servidoras da Infância e Juventude de Sousa compartilham experiências e avanços em evento sobre o ECA
Servidoras do Judiciário paraibano, com atuação na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Sousa ministraram palestra no encontro: ‘Conversando Sobre o ECA’, ocorrido nesta quinta-feira (14), na Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sousa.
Sarah Olívia, chefe do Cartório da 6ª Vara Mista e Ana Raquel Pereira, assessora da unidade judiciária, representando o Tribunal de Justiça da Paraíba, falaram sobre os desafios diários encontrados pelo Poder Judiciário no tocante às ações empreendidas para proteger e garantir os direitos de crianças e adolescentes.
Na ocasião, elas também apresentaram os diversos avanços observados, a exemplo do cumprimento das resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referentes à realização das audiências concentradas no âmbito infracional, bem como, a inspeção estabelecida para o meio aberto, como explicou Sarah Olívia.
Ela citou, ainda, a iniciativa da Coordenadora da Infância e Juventude (Coinju) do TJPB, na pessoa do juiz Hugo Gomes, que estabeleceu a capacitação de peritos para a realização mais célere dos Depoimentos Especiais.
“Eventos deste tipo são extremamente enriquecedores, que envolvem diversos atores na defesa dos direitos da criança e do adolescente, e é sempre uma satisfação retornar à universidade para conversarmos e tentar garantir os direitos da criança e do adolescente, dando a atenção e prioridade que a infância e juventude merecem”, pontuou Sarah Olívia.
O evento foi promovido pelo projeto de extensão da UFCG: Menino legal e contou com a participação do representante do Ministério Público de Cajazeiras, promotor Levi Sobral, da Delegada da Polícia Civil, Alba Tânia e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, de Sousa ,Carolina Menezes.
Por Lila Santos






